A pouco mais de um mês das eleições municipais, as tardes da Sagres TV ganham uma nova atração. Todas as segundas-feiras, o professor de Direito Eleitoral Alexandre Azevedo, estará na bancada da Sagres TV para um bate-papo com Rubens Salomão e Letícia Martins, com análises sobre as últimas informações sobre a corrida eleitoral no período que antecede o pleito.

Para Alexandre Azevedo, o destaque desta edição das eleições municipais, sem dúvida, são os desafios que surgem em meio à pandemia do novo coronavírus. “É algo novo. Nós vamos aprender fazendo, literalmente. A Emenda Constitucional nº 107, ao alterar a data da eleição em decorrência da pandemia, ela fala ‘as autoridades estaduais e nacional poderão estabelecer critérios para que os municípios ou a Justiça Eleitoral limitem a propaganda eleitoral’”, afirma.

Sem o tradicional corpo a corpo, em que os candidatos pessoalmente pedem votos, esta será a maior campanha eleitoral digital da história. Nesta quinta-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a inclusão nas normas eleitorais das medidas previstas no Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de novembro. Até mesmo as justificativas de ausência na votação poderão ser feitas pelo celular.

Com a formalidade, passam a ser obrigatórias as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus durante a votação, conforme previstas no plano de segurança, que já havia sido anunciado no início de setembro.

“No caso de Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde já editou uma norma recomendando que não haja aglomerações, que nas carreatas, passeatas tenha um distanciamento mínimo de eleitores, todos usando máscara, e nos comitês álcool em gel. É isso que nós já temos de novidade para essa eleição, em uma edição que vai ser marcada por essa parcimônia na realização de eventos de rua”, afirma.

Ainda na entrevista, Alexandre Azevedo condenou atos de vandalismo por quem discorda da obrigação do uso de máscara em estabelecimentos comerciais e naus ruas, e teme que os atos se repitam nos dias de votação.

Confira a entrevista na íntegra a partir de 02:39:00 no STM #107