Em entrevista à Sagres o candidato à prefeito em Trindade Alexandre César (PSD), destaca que ser for eleito prefeito vai criar o programa Cartão-Remédio. Ele afirma que defende os mutirões voltados à saúde da população trindadense.

“Vou criar o programa Cartão Remédio. Todas as pessoas que são portadoras de diabetes, hipertensão, doenças cardiopatas ou aqueles que possuem doenças que exigem o remédio de uso contínuo vão ter acesso ao programa Cartão-Remédio,” afirma o candidato.

Na ação, segundo o candidato, o paciente poderá ir até a UBS do seu bairro, pegar receita com o médico e então comprar os remédios do mês com o cartão. Alexandre César diz ainda que a prefeitura vai adquirir os remédios a preços de laboratório, que são mais baixos do que na farmácia tradicional.

“Tem gente que deixa de comer porque não pode faltar o remédio, é muito mais fácil fornecer o remédio do mês do que tratar do paciente depois que sofre um AVC, sofre um infarto ou até ter que pagar uma UTI para tratar dele” comenta.

Famílias que ganham até três salários mínimos e que utilizam a rede pública de saúde terão direito ao cartão, mas para toda despesa é preciso haver uma receita. O candidato garante que o cartão dará mais dignidade às pessoas que possuem algum tipo de doença crônica.

Questionado sobre o custo da prefeitura para realizar o Cartão-Remédio, o candidato afirma que não sabe a quantidade de dinheiro que deve ser usado, por não ter em mãos uma lista com quantidades de pessoas portadoras de doenças, mas garante ter recursos suficientes para custear o programa.

Talita Souza é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob supervisão do jornalista Johann Germano.