Sagres em OFF
Rubens Salomão

Alexandre de Moraes diz que tentativa de golpe não passa de ‘Operação Tabajara’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou que foi procurado pelo senador Marcos do Val e que foi comunicado da tentativa de golpe supostamente planejada pelo ex-deputado federal, Daniel Silveira (PTB), com conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro comentou sobre as declarações do senador durante participação em evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em Lisboa, nesta sexta-feira (3), por videoconferência.

Para Alexandre de Moraes, a tentativa de golpe não passa de uma “Operação Tabajara”. “Foi exatamente essa a tentativa de ‘Operação Tabajara’, que mostra o quão ridículo nós chegamos na tentativa de um golpe no Brasil”, afirmou. Segundo o ministro, não há proximidade entre ele e do Val para estabelecer algum tipo de conversa, já que a ideia seria gravar um diálogo entre os dois, em espécie de arapongagem, para tirá-lo da relatoria dos inquéritos que apuram atos antidemocráticos no STF.

O ministro ainda relatou ontem que, na conversa com o senador, pediu para que ele formalizasse a denúncia em papel para assim iniciar uma investigação, mas do Val teria negado. Neste momento, segundo Moraes, agradeceu o senador pela a conversa e se retirou. “O que não é oficial para mim não existe”, acrescentou o ministro.

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Apuração aberta

Alexandre de Moraes ainda determinou que seja instalada uma petição autônoma e sigilosa para investigar o senador Marcos do Val (Podemos). A determinação está vinculada ao pedido da Polícia Federal para realizar a oitiva do senador. A PF ouviu o parlamentar na quinta-feira (02), também por determinação de Moraes.

Crimes

O ministro do STF também prevê que do Val seja investigado pelo possível cometimento dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. O senador já deu quatro versões diferentes sobre a suposta tentativa de golpe.

Alternância

O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) foi indicado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para ser líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ficou acordado, entretanto, que o cargo será alternado com Talles Barreto (União Brasil).

Prazos

O deputado do entorno do DF fica no posto neste ano, enquanto Barreto será o vice-líder. Em 2024, eles invertem as posições.

Diálogo

“Não serei líder de mim mesmo. Serei líder voltado para nossa base e com conversa franca com a oposição. Aqui é local de debate e é o debate que crescemos”, disse Cambão. “A oposição é muito importante para esse processo e a relação será a mais amistosa, pois é o meu perfil”.

Saída

Em reunião com o governador Ronaldo Caiado, o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás (PCGO), Alexandre Lourenço, pediu exoneração do cargo com argumento de motivos pessoais. O delegado disse que o cargo exige dedicação exclusiva, e isso penalizou a própria família.

Um tempo

“Preciso de um tempo para me dedicar à família. Não sei quanto tempo eu preciso. Chega uma hora que precisamos parar. É um cargo de dedicação exclusiva e acabo penalizando minha família porque não participo de muita coisa”, explicou.

Resultado!

O procurador de Justiça Paulo Sérgio Prata Rezende foi o candidato mais votado na eleição para procurador-geral de Justiça de Goiás, com 223 votos. O resultado da votação no Ministério Público de Goiás (MPGO), realizada nesta sexta-feira (3/2), foi proclamado pela Comissão Eleitoral, na sala do Colégio de Procuradores de Justiça.

Próximo

O promotor de Justiça Cyro Terra Peres foi o segundo, com 214 votos, enquanto o promotor Carlos Vinícius Alves Ribeiro teve 189 votos. Os três integram lista tríplice a ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado, que escolherá o chefe do Ministério Público para o biênio 2023-2025.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.