Em entrevista à Sagres, nesta quarta-feira (24), o deputado federal Delegado Waldir afirmou que caso seja disponibilizada uma lista com os valores destinados para cada deputado e senador, referentes às emendas do relator, ficará claro que alguns parlamentares recebem valores exorbitantes, enquanto outros seguem com os valores padrões.

“Isso vai fazer com que acabem as chances de reeleição dos presidentes Arthur Lira [Câmara dos Deputados] e Rodrigo Pacheco [Senado]. Os parlamentares vão ver claramente como são tratados, que tem alguns deputados que são o altíssimo clero e o restante todo baixo clero. É isso que o Pacheco e o Lira não querem mostrar”, declarou Waldir.

Ouça a entrevista completa:

As emendas são repassadas pelo relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) sem que seja preciso discriminar para qual parlamentar foi o envio. Por isso, esse tipo de recurso também é chamado de “orçamento secreto”. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no último dia 10 de novembro, por 8 a 2, que os repasses deveriam contar com “ampla publicidade”, ou seja, com a nomeação dos recebedores.

Leia mais: PEC que muda aposentadoria de ministros no STF avança na Câmara

Waldir disse que atua para que não haja injustiça na distribuição dessas emendas, que segundo ele, “são lícitas”. “Um absurdo o Estado Amapá receber R$ 300 milhões de emenda com uma população de 800 mil habitantes e Goiás que tem mais de 7 milhões de moradores receber valores irrisórios. É necessário transparência e, também, que o cidadão de Goiás receba os mesmos valores que os demais estados do país”, alegou o deputado federal.

O parlamentar disse ainda que revelará outras informações sobre esses trâmites no futuro. “No momento certo eu vou mostrar. Não vou dar o queijo e a marmelada para outras pessoas. Mas não esqueçam que fui líder partidário e não acusei nenhum deputado de nada. O que estou falando sobre a entrega de emendas é algo lícito, que está na lei. O que não é lícito é a falta de transparência, com alguns líderes abocanhando valores exagerados”, pontuou.

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: