O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Loures (HEMNSL) alerta que no período da gravidez as mulheres devem redobrar a atenção com alimentação. Para saber mais sobre o assunto, o Sagres Em Tom Maior, desta segunda-feira (20), recebeu o nutricionista da HEMNSL, Rafael Celestino.

Primeiramente, o especialista apontou quais as mudanças que a mulher deve fazer na alimentação durante sua gravidez, o que pode comer e também o que deve evitar no período.

“Quando as mulheres têm tendência a engravidar, deve-se montar um projeto. Então, principalmente a gente tem que mudar consequentemente toda a questão da alimentação, suspender bebidas alcóolicas, algumas drogas e principalmente alimentos que chamamos de processados e ultraprocessados. Em resumo, são alimentos industrializados que geralmente as pessoas tendem a substituir alimentos mais saudáveis”, destacou.

Além disso, o nutricionista ressaltou que uma alimentação saudável e adequada também ajuda a prevenir doenças durante o período de gestação da mulher, como diabete gestacional ou obesidade gestacional.

“A gente tem que saber alimentar, ainda mais no período da gestação. Para prevenir, por exemplo a anemia, a gente tem que auxiliar na questão do ferro, porque no período da gravidez a mulher produz mais sangue, então geralmente tem que fazer essa alimentação de ferro para grávidas. Já a questão da diabetes e obesidade gestacional, a gente tem que ver o peso pré-gestacional para ter uma noção do que pode passar. Consequentemente, tem que ter um acompanhamento não só médico, como nutricional”, afirmou.

Assista à entrevista completa:

Leia mais: