A Universidade de São Paulo (USP) registrou em 2024 mais de 55% dos seus novos alunos oriundos de escolas públicas e pertencentes às categorias de pretos, pardos e indígenas (PPI). Dos 10.753 ingressantes, 5.954 (55,4%) completaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas, dos quais 2.965 (27,6%) se autodeclaram PPI. Comparativamente, em 2023, esses índices foram de 54,1% e 27,2%, respectivamente.

Esses resultados foram alcançados através das três formas de ingresso adotadas pela USP: a Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista, um exame promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, destinado a assegurar o acesso de estudantes de escolas públicas às universidades paulistas.

Na primeira edição do Provão Paulista, a USP ofereceu 1.500 vagas, com quase 400 mil inscritos e 260 mil participantes. Dessas vagas, 1.365 foram preenchidas.

“Nossa universidade se aproximou do ensino público com o Provão Paulista, passou a ser conhecida por esses estudantes e se tornou uma possibilidade real para que eles possam prosseguir seus estudos”, destaca o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Carlos Gilberto Carlotti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Políticas afirmativas

Aluísio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação, destaca que uma alteração nas políticas afirmativas em 2023 contribuiu para o aumento do número de ingressantes de escolas públicas e PPI.

Todos os candidatos concorreram inicialmente às vagas de Ampla Concorrência (AC), independentemente da categoria de inscrição. Assim, as vagas de Ampla Concorrência foram preenchidas antes, seguidas pelas vagas destinadas a estudantes de Escolas Públicas e, posteriormente, pelas vagas para PPI.

Graças a essa mudança, 118 candidatos PPI foram aprovados pela AC, e 726 em vagas reservadas para escolas públicas. Entre os estudantes de escolas públicas não PPI, 392 ingressaram pela AC.

“Neste processo seletivo, identificamos um fenômeno importante: muitos candidatos, embora egressos das escolas públicas e também PPI, se inscreveram somente em vagas de ampla concorrência, isto é, optaram por não disputar as vagas reservadas para as políticas afirmativas”, acrescenta o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

Reserva de vagas

A USP implementou a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e PPI em 2016, visando aumentar a inclusão social e a diversidade na comunidade acadêmica. Em 2024, maior número de vagas foi preenchido em comparação ao ano passado: neste ano, das 11.147 vagas totais oferecidas, nas três modalidades, 96,5% foram preenchidas.

Arthur Silva Santos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em 2023, essa porcentagem foi de 95,6%. As vagas remanescentes são disponibilizadas para transferência interna e externa. O aluno Arthur Silva Santos ingressou no curso superior de Audiovisual da USP na categoria PPI. Para ele, os principais desafios para entrar na Universidade foram superar o aprendizado defasado na escola e conciliar estudo e trabalho.

“Esperava encontrar um ambiente que fosse fértil para as ideias novas e um senso de comunidade. Encontrei justamente isso, o senso de comunidade no departamento [de Cinema, Rádio e Televisão] me surpreendeu muito. Como muitos PPI, sou a primeira pessoa da família a entrar em uma universidade pública e o sentimento é de uma conquista coletiva”, conta. 

“Na primeira vez que visitei o campus, ainda na escola, pela diferença na quantidade de pessoas não brancas, eu não conseguia me imaginar fazendo parte dele. Houve conquistas que, sem as quais, eu não estaria aqui, mas ainda existe um caminho longo até que esta universidade fique com a cara do povo”, reflete.

Letycia Barbosa de Lima – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Estudar na USP é, de fato, melhor que sonhar”

A estudante Letycia Barbosa de Lima é ingressante no curso de Física da USP. Natural de Maceió, em Alagoas, estudou em escola pública. Ela conta que, por não ter condições financeiras para vir até São Paulo prestar o vestibular da Fuvest, sua opção foi prestar o Enem.

“Por vir de uma escola pública, eu me sentia insegura. Eu sentia, frequentemente, que precisava estudar muito mais do que o resto das pessoas para superar os déficits.” 

Dentre os maiores desafios no processo de ingresso na Universidade, Letycia conta que controlar a ansiedade e a insegurança foi um dos maiores. “Antes de entrar, eu tinha muitas expectativas: boas oportunidades de emprego, contato com pesquisa de ponta, aulas de excelência com profissionais renomados. Todas elas se realizaram e algumas eu nem sequer imaginava. Estudar na USP é, de fato, melhor que sonhar”, comenta ela.

TOTAL DE VAGAS PREENCHIDAS10.753
Ingressantes ampla concorrência5.496
Ingressantes escola pública3.598
Ingressantes PPI1.659
PROVÃO PAULISTA
Total de vagas preenchidas1.365
Ingressantes901
Ingressantes PPI464
FUVEST
Total de vagas preenchidas7.896
Ingressantes ampla concorrência4.770
Ingressantes escola pública2.155
Ingressantes PPI971
ENEM USP
Total de vagas preenchidas1.492
Ingressantes ampla concorrência726
Ingressantes escola pública542
Ingressantes PPI224

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades

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