Foto: Agência Brasil
As escolas municipais de Goiânia estão recebendo kits tecnológicos do Projeto Aula Digital, fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, com a Fundação Telefônica Vivo. A iniciativa lançada no ano passado, primeiro treinou os professores e agora repassa os itens que serão utilizados pelos alunos conforme explicou o gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, Rubem Saldanha.
“São três tipos de kits diferentes, dependendo da estrutura que a escola já tem, porque nós não queremos ignorar o investimento que a prefeitura já fez. O primeiro é o kit básico, que contém um notebook e um roteador, o segundo kit inclui um notebook e 10 tablets, e para aquelas escolas que não tinham nenhuma infraestrutura de laboratório de informática, os kits contém 30 tablets e um notebook. Com isso, todas as escolas vão poder trabalhar conteúdos interativos sem a necessidade de conectividade”, pontuou o gerente de programas sociais.
O secretário Municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, comentou a chegada dos novos equipamentos e como eles serão utilizados. “Nós sempre tivemos dificuldade para ensinar matemática e os alunos têm suas dificuldades com língua estrangeira e física. A partir de agora, nós podemos trabalhar jogos e brincadeiras e, de forma lúdica, o aluno aprende e a matemática passa a fazer parte do dia a dia da criança”, explicou Marcelo Costa.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, revelou que R$ 2,5 milhões estão sendo investidos no projeto que pretende tornar as aulas da rede municipal mais interativas. “Um projeto abraçado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e vai dar as crianças a oportunidade de avançar no aprendizado”, afirmou o prefeito.
O Projeto Aula Digital atendeu no ano passado cerca de 27 mil alunos de 100 escolas da rede municipal de Goiânia. O objetivo para este ano é que ele seja estendido para mais 70 escolas, abrangendo toda rede básica de ensino fundamental um e dois.