Com conversas tanto acadêmicas quanto informais e com a presença de convidados com experiência em temas como representatividade, comunicação e política, estreia neste domingo (11) o Ambiente – O Podcast de contexto político (Eleições). Neste primeiro episódio, Laila Melo, Rubens Salomão e Thaís Dutra recebem a secretária municipal da Mulher, Tatiana Lemos, no estúdio, e, por vídeo, a professora e cientista política Luciana Santana para conversarem sobre mulheres e política.

Assista ao videocast:

Veja também: Ambiente – O Podcast de contexto político (Eleições) #2: Representatividade

No contexto, enquanto o Brasil tem a população formada com 52% de mulheres, que também representam 52% de todos os eleitores, o Congresso Nacional tem apenas 15% de mulheres como deputadas e senadoras. A secretária municipal Tatiana Lemos explicou que essa pouca representatividade ocorre porque as mulheres adquiriram a maioria dos direitos recentemente.

“Há pouco tempo, com a Constituição, que a mulher tem o direito de existir sem violência, direito à propriedade, a estudar, a votar e ser votada. Então, questões simples, que para os homens são comuns, há pouco tempo que nós mulheres conseguimos de fato e de direito”, detalhou Tatiana.

No mesmo caminho, a cientista política Luciana Santana afirmou que essa “assimetria” é um grande desafio, diante do fato de que as mulheres se dividem em múltiplas tarefas, com questões profissionais e domésticas. “E tem ainda que se dedicar à política”.

“Isso prejudica para que as mulheres possam ter condições de ocupar esses espaços e tomar decisões, que é o mais importante. Não basta ter ali apenas algumas mulheres, é importante que tenhamos maioria, já que são elas que estão ocupando esses espaços da vida social e tomando decisões”, disse a cientista.

Ouça o podcast:

Leia mais: