Durante o amistoso entre Náutico e Sporting (Portugal) nesta quarta-feira (22.05) na Arena Pernambuco, sete áreas operacionais serão avaliadas pelo Comitê Organizador Local (COL). O evento-teste oficial do novo estádio de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, servirá para a observação do funcionamento de serviços e equipamentos para que ajustes possam ser feitos até a realização da Copa das Confederações FIFA 2013. A Arena Pernambuco receberá três partidas do torneio.
Serão testados aspectos de Limpeza e Resíduos, Transporte, Competições, Serviços Médicos, Serviços ao Espectador, Tecnologia da Informação e Segurança.
Os responsáveis pela limpeza do estádio serão treinados pelas equipes do COL para a implantação dos padrões que serão adotados na Copa das Confederações. Um desses aspectos é a coleta seletiva de resíduos recicláveis. No que diz respeito ao transporte, o Comitê organizará internamente a operação, ou seja, comandará os processos da chegada e saída dos times e dos árbitros no estacionamento do estádio.
Na área de serviços ao espectador, o COL orientará as equipes de operação da arena no planejamento das filas dos portões de entrada, com o objetivo de evitar aglomerações.
Nos testes de competições, a atenção estará voltada para o gramado, que vai ser irrigado, cortado e tratado no mesmo padrão dos jogos do torneio dos campeões. Já os gandulas receberão a orientação e o treinamento semelhante ao da Copa das Confederações.
Será testado também o atendimento no campo de jogo e no posto médico dos jogadores. Na área de tecnologia de informação, várias avaliações serão realizadas: sonorização, telões, infraestrutura de conexão e o sistema de distribuição de sinais de televisão para camarotes e áreas comuns são alguns exemplos de itens observados.
Para a área de segurança, está previsto o emprego de cerca de 600 stewards, que também ajudam na orientação do público. A revista ainda não será feita da forma a ser implantada na Copa das Confederações. A operação no perímetro externo da arena é de responsabilidade exclusiva das forças de segurança pública.
De acordo com o governo do estado de Pernambuco, o primeiro jogo profissional da nova arena contará com mais de 800 profissionais para garantir a segurança dos torcedores. O público máximo será de 30 mil pessoas. Segundo o consórcio responsável pela operação da arena, já foram vendidos 90% dos ingressos destinados à comercialização.
Portal da Copa