Manter a saúde mental durante o isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não é nada fácil. A quarentena tem gerado ansiedade, irritabilidade e medo, pelo risco de contaminação, desemprego e, principalmente, incerteza sobre o futuro.

Em entrevista ao Tom Maior da SagresTV, nesta quinta-feira (18), a psicóloga psicodramatista e terapeuta, Purificacion Miceli, revela como cuidar da saúde mental em tempos tão difíceis.

“O contrário de saúde mental, é a pessoa ter um nível de ansiedade muito grande, muito exagerado, que faz a pessoa ficar desequilibrada. Isso causa uma terrível irritabilidade, a pessoa se torna mais impulsiva, mais medrosa, tem mais dificuldade de se adaptar às condições que temos que viver obrigatoriamente neste momento. Perder a saúde mental pode chegar a coisas bem graves, várias doenças podem ser ocasionadas pela falta de estabilidade emocional”, afirma.

Para a especialista, quando se fala em saúde mental, a primeira palavra que vem é o amor próprio. “Amor cabe em tudo, é o santo remédio que nós temos da vida, para poder superar todas as nossas dificuldades. Quando colocamos o amor em ação, tudo fica muito mais fácil, as coisas acontecem. Os problemas existem, as dificuldades, tudo é um bem e um mal simultâneo na vida, mas quando você coloca amor no que faz, você supera todas as dificuldades que aparecem na vida”, relata.

Purificacion explica que é preciso empatia e ao mesmo tempo preocupação consigo para então pensar em cuidar de quem se ama. “Primeira coisa na vida é cuidar de você mesmo. Se você quer cuidar de alguém, você tem que estar bem, esse é um egoismo necessário de sobrevivência, cuidar de você. O que é cuidar de você hoje? Cuidar da saúde mental, é você fazer tudo acreditando que tem potencial de poder superar as dificuldades que estamos passando”, aconselha a psicóloga.

Assista à entrevista na íntegra a seguir, no início do programa Tom Maior