No Dia Nacional da Educação Infantil, o Sagres em Tom Maior entrevistou a coordenadora da Rede Nacional Primeira Infância, Cida Freire, que discorreu sobre os principais desafios do Brasil na Educação Infantil. A falta de acesso às creches foi apontado pela especialista como o principal problema que o país precisa lidar para melhorar o ensino.

Assista à entrevista completa:

“A taxa de atendimento de crianças de 0 a 3 anos não chega a 35% no Brasil. São, aproximadamente, 11 milhões de crianças. Não é uma etapa obrigatória, mas é direito das crianças. Só que no Brasil ainda há uma condição de não acesso a essa creche”, detalhou Cida, que ressaltou que há uma população considerável que precisa desse atendimento.

De fato, como dito pela coordenadora, a creche não é uma etapa obrigatória no Brasil. No país, a educação só passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Em função disso, mesmo que o poder público deva garantir vagas para todos que desejarem, há dificuldade no acesso. Estudo publicado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e divulgado pela Agência Brasil em abril deste ano mostrou que entre as famílias mais pobres, apenas 24,4% das crianças de 0 a 3 anos frequentam creche no país.

Ensino subestimado

Cida Freire explicou que a Educação Básica no Brasil é dividida em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para a coordenadora, as etapas devem complementar umas às outras, mas no Brasil, a Educação Infantil acaba sendo usada apenas como uma preparação para o Ensino Fundamental. “Não é vista como uma etapa específica da Educação Básica. A sua função social, política, dentro desse grande bloco que é a Educação Básica, ainda é subestimada, subvalorizada”, declarou.

Para a data comemorativa, Cida destacou que além de celebrar, é preciso pautar o quanto o Brasil ainda precisa caminhar para oferecer uma educação de mais qualidade para os cidadãos. “Em relação à formação dos professores de Educação Infantil, à infraestrutura, o material didático, em relação ao atendimento. Tudo isso, que ainda é desafio, foi pautado no Plano Nacional da Educação, construído em 2014, com perspectiva de estados e municípios acompanharem. É um grande projeto de sociedade para fazer com que a gente avance na educação brasileira. Com a Educação Infantil não foi diferente. Então é uma oportunidade de a gente lembrar e dizer como está o plano”, concluiu.

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