A Prefeitura de Anápolis anunciou nesta terça-feira (16) que abrirá uma licitação para recuperar o córrego João Cesário. Situado no perímetro urbano do município, o local tem aproximadamente quatro quilômetros e suas nascentes passam pelo bairro Jardim Alexandrina e aos fundos de um shopping center.

De acordo com a prefeitura, as empresas interessadas podem participar da licitação para elaboração do diagnóstico físico ambiental e socioeconômico de toda a extensão do córrego João Cesário, que é um dos maiores afluentes do Ribeirão das Antas.

Atualmente, o córrego enfrenta grandes problemas relacionados a erosões por causar o assoreamento nos cursos d’água. A administração municipal acredita que uma revitalização vem se tornando cada vez mais necessária.

Ainda segundo a prefeitura, a empresa que vencer o processo licitatório deverá apresentar sugestões para realização de ações que promovam a recuperação das áreas de preservação permanente do João Cesário.

A tomada de preços será realizada no dia 6 de setembro, às 9h30, na sala de reuniões da comissão permanente, no Centro Administrativo da Prefeitura de Anápolis.

A gestão municipal informou que ao longo dos próximos meses, a limpeza e plantio de árvores na área em questão será uma prioridade para iniciar o processo de recuperação.

Previamente, a busca por soluções focou as questões hídricas, criando a Área de Proteção Ambiental (APA) de outros mananciais, como Piancó e Caldas, além da renovação do plano de manejo da APA do córrego das Antas.

Região do córrego João Cesário (Foto: Google Street View)