Nesta quinta-feira (24), o Brasil estreia na Copa do Mundo no Catar. Em todo o país, empresas ajustam horários, órgãos públicos fecham mais cedo. Todo mundo se organizando para ver o início da caminhada do Brasil rumo ao Hexa. Em Anápolis, além do ajuste de horário, a Secretaria de Educação da cidade procurou unir Ensino e Copa do Mundo. A ferramenta será o “Conecta Copa”, por meio da plataforma Educa Anápolis. O objetivo é aprimorar o aprendizado na vida dos alunos de forma lúdica.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Flávia Fernanda de Souza Silva, explica que atividades foram organizadas para os diferentes ciclos de idade. A educadora informou que durante os jogos os alunos estarão torcendo para o Brasil, mas não ficarão sem dinâmicas de ensino.

Flávia Fernanda contou que foram preparados vídeos, games, questionários, com o tema Copa do Mundo, de acordo com as diferentes séries de ensino. A ideia é que os alunos não tenham nenhuma perda e que possam aprender de uma forma lúdica, se divertindo e ainda envolvendo as famílias.

“É muito importante porque esse tipo de atividade mesmo lá na plataforma, o estudante, às vezes chama os pais para participar ou para assistir. Esse tipo de atividade complementar também tem a capacidade de envolver uma família”, relata.

Para Flávia, outro aspecto que resulta no envolvimento, é que esse tipo de atividade é realizada no contraturno escolar, e, em diversas famílias, os filhos dependem do telefone celular ou do computador dos pais para ingressar na plataforma Educa Anápolis.

Copa e Ensino

A Copa do Mundo de 2022 está sendo realizada no Catar, a proposta foi de unir os aspectos esportivos, com a Geografia, História, Cultura e outros temas coligados ao torneio.

“São questões contextualizadas com tema Copa do Mundo, com vídeos das atividades de acordo com a idade, de acordo com as séries (de ensino) voltadas ao tema Copa do Mundo”, explicou.

A diretora ressaltou que as atividades na plataforma Educa Anápolis compõem uma importante parte na área pedagógica de uma escola. Flávia Fernanda diz que a dinâmica insta os meninos a conhecer países, bandeiras, além de conhecer novas línguas.

A educadora entende que se trata de um conteúdo muito prático, de cunho social, inclusive, relacionando com aquilo que está em andamento no Catar.

“Os alunos adquirem bagagens daquele país a partir do esporte e trazer a Copa do Mundo para dentro das unidades escolares. E assim existem vários caminhos pedagógicos” relatou. A dinâmica realizada na plataforma Educa Anápolis está dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), numa proposta de conteúdos transversais contemporâneos.

Flávia Fernanda explicou que cada estudante têm a sua senha da sua página personalizada, de acordo, com a série que ele cursa. Ao ingressar na plataforma o aluno entrará numa trilha de atividades.

Games

Além dos questionários e vídeos relacionados à Copa do Mundo do Catar, também foram preparados games para que em ilhas de trabalho, por meio dos jogos, os alunos vão avançando em temas de forma lúdica e dinâmica.

“Já tem um professor que trabalha com os meninos, e, através de jogos, dentro dos conteúdos ministrados, eles vão realizando essas etapas, como se fosse uma trilha de aprendizagem”, disse Flávia.

A diretora de ensino enaltece a dinâmica na plataforma Educa Anápolis, pelo fato de unir tecnologia e aprendizagem.

“Então, tudo era antigamente em sala de aula com quadro e giz e hoje já não é mais assim. A tecnologia está muito arraigada na educação e ela exerce um papel fundamental que hoje por mais simples que seja o celular, por exemplo, o aluno consegue acessar a plataforma. A gente percebe que essa evolução da tecnologia é muito importante”, enfatizou Flávia.

Leitura

Além de temas ligados a Copa do Mundo, a Secretaria de Educação ainda preparou outras atividades tais como um programa de leitura dinâmica.

“Tem um projeto que a gente chama piquenique leitura. E ele tem a oportunidade de ouvir uma contação de história e depois realizar uma trilha de atividade”, argumentou.

Alunos da rede municipal de ensino de Anápolis. Foto: Arquivo.

Ajustes de horários

Nos dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, quando o início das partidas for às 12 horas no horário de Brasília, as aulas serão realizadas até às 11 horas no período matutino, à tarde os alunos estarão liberados e no período noturno haverá aula normal.

Já quando as partidas tiverem início às 13 horas, pela manhã e à noite haverá aula normalmente, a tarde não haverá aula e, por fim, quando os jogos começarem às 16 horas, os alunos do matutino e noturno terão aula regulamente os alunos do vespertino estarão em sala de aula até às 15 horas.

Os alunos torcerão pelo Brasil, mas não ficarão sem atividades. A reposição das aulas para os estudantes ocorrerá por meio da Rede Municipal, através do programa Educa Anápolis. Os alunos terção atividades a serem realizadas em casa. Os alunos terão conteúdos multimídia e simulados. Haverá conexão com os temas debatidos em sala de aula com a Copa do Mundo.

A participação online além de interação e conhecimento também contará como frequência escolar. Os alunos precisam ter pelo menos 200 dias de aulas durante todo o ano.

Leia mais

Educa Anápolis: aprendizagem e educação ganham vida com plataforma e conteúdo pela TV aberta

BNCC é “instrumento poderoso” para ensino de qualidade, diz educadora