O prefeito de Anápolis, Roberto Naves anunciou, nesta quinta-feira (23), em entrevista coletiva, a inauguração do novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão, que foi utilizado como hospital de campanha para internações por Covid e deve ser entregue com 75 leitos e três centros cirúrgicos. A previsão é de até 60 dias para que a unidade possa substituir o Hospital Municipal Jamel Cecílio, que passará a ser um Centro de Diagnósticos, e receberá recursos do Ministério da Saúde.

Leia também: Em Aparecida, 93% dos óbitos por complicações da Covid são de pessoas não imunizadas; afirma SMS

A Unidade de Saúde da Vila União também deve ser adaptada para receber, nos próximos meses, o Hospital da Mulher. Além disso, também há o projeto do Hospital Municipal do Idoso, criado com leitos de internação de longa permanência.

O prefeito também anunciou que em breve a gestão da UPA Vila Esperança e do Hospital Municipal Alfredo Abrahão será feita por organização social (OS), tal como acontece na UPA Pediátrica. Futuramente, o mesmo ocorrerá com as unidades básicas de saúde. “Já foi iniciado o estudo e termos de referência para implantação de OS em toda a atenção básica”, informou.

Covid em Anápolis

Nas 24 horas entre a terça-feira (21) e a quarta-feira (22), o painel Covid da cidade mostrou que não há mais internações em UTIs pela doença causada pelo Sars-CoV 2. Os leitos na enfermaria foram zerados durante o final de semana. O número de novos casos foi de 104, sem registro de óbitos. Desde o início da pandemia, 1.627 pessoas morreram vítimas da Covid-19, em Anápolis.

Flexibilização

O município deve publicar novo decreto mais flexível, possibilitando o retorno de várias atividades até então suspensas. “Provavelmente vamos autorizar alguns eventos, como teste, seguindo protocolos rígidos para que possamos ter novos eventos. Precisamos dar condição de trabalho para aquelas pessoas que querem levar sustento para sua casa. A Covid não acabou e temos a necessidade de tomar todos os cuidados, assim como de tocar a nossa vida, mesmo porque isso é o que temos de mais precioso”, ressaltou.

*Com informações da prefeitura de Anápolis