A cidade de Anápolis inaugura a Era da Escola Digital com o lançamento, nesta terça-feira (5), do Educa Anápolis. O programa de aprendizagem oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Anápolis (Semusa) conta com uma plataforma digital capaz de atender mais de 26 mil estudantes e cerca de 2 mil professores do ensino fundamental. Todos poderão acompanhar as aulas ao vivo, e de forma simultânea, respeitando as limitações de baixa conectividade dos alunos.

Leia Mais | MEC até hoje não mapeou impacto da pandemia na educação, diz presidente de conselho de estados

Desde março de 2020 que a comunidade escolar de todo o Brasil vem buscando alternativas para manter as aulas em funcionamento, mesmo diante das possibilidades de restrições e flexibilizações para conter a disseminação do coronavírus, desenvolvendo novas estratégias de suporte a alunos, pais e professores para a recuperação dos conteúdos nos últimos 18 meses e a implantação de um novo modelo de ensino capaz de preparar as crianças e adolescentes para os novos desafios do mundo do trabalho.

A prefeitura de Anápolis, além da plataforma de estudos, investiu em uma unidade responsável pela gravação e transmissão das aulas online, o Centro de Ensino a Distância (Ceadi), com cinco estúdios montados com equipamentos, cenários e telas interativas.

“O Educa Anápolis é um programa de ensino híbrido que vai complementar, de uma forma lúdica e dinâmica, o ensino já existente na rede e, assim, potencializar a qualidade da Educação em Anápolis”, ressalta a secretária de Educação, Eerizania de Freitas.

Leia Mais | Anápolis segue com vacinação de estudantes de 12 a 17 anos e população acima de 18; confira os pontos

Além dos equipamentos, o Ceadi possui uma equipe fixa de professores, que recebeu formação e vão atuar exclusivamente na unidade. O Planetário Digital de Anápolis passou por reforma, já finalizada, para receber a nova estrutura.

EDUCA ANÁPOLIS NA TV ABERTA

Além das transmissões das aulas ao vivo, o programa Educa Anápolis vai oferecer cerca de 3000 conteúdos educativos para solucionar as demandas do ensino híbrido com material didático e pedagógico, vídeos, ilustrações e conteúdos gamificados.

Os alunos também poderão acompanhar programas de 30 minutos diários disponíveis em TV Aberta. Este será o momento da família se reunir em frente a televisão e acompanhar os desafios da faroleira Ana Carol, do capitão Pan e da capitã Sage e se divertir com Marina, David, Sol e Bernardo.

Os programas serão exibidos, de segunda a sexta, os alunos poderão acompanhar pela Sagres TV (26.1), às 09h e a reprise às 17h. O programa também será transmitido pela PUC TV (24.1), às 14h30.

IDEB

De acordo com dados do Ideb 2019, entre os cinco munícipios mais populosos de Goiás, a cidade de Anápolis tem a segunda melhor educação do estado. O município registrou a nota de 6,3 – 11 pontos abaixo de Rio Verde e com vantagem para as redes municipais de Goiânia e Aparecida. O resultado alcançado, em 2019, superou a meta projetada para os anos de 2019 e 2021.