A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis suspendeu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades a partir desta quinta-feira (16/9). O município segue uma determinação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que publicou uma Nota Técnica nesta quarta-feira (15).

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás enviou uma nota aos municípios recomendando a continuidade da imunização. Em Goiânia e em Aparecida, a campanha continua normalmente.

De acordo com o documento do governo federal, a imunização deve prosseguir para essa faixa etária apenas em adolescentes, também entre 12 e 17 anos, que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Anápolis decidiu seguir a nota técnica.

O Ministério da Saúde apresentou algumas alegações para a suspensão da vacinação dos adolescentes. Entre elas, a de que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos (sem sintomas) ou oligossintomáticos (poucos ou leves sintomas).

O órgão justifica ainda uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por Covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.