Em nota, a Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou, nesta quinta-feira (16) que seguirá com a vacinação contra Covid-19 dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos sem comorbidade. A informação foi divulgada após o Ministério da Saúde (MS) revisar a recomendação de vacinação de adolescentes.

Leia também: Aparecida disponibiliza lista de espera da “Xepa” da vacinação contra Covid para adolescentes de 16 anos

Em nota técnica publicada hoje (16) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O MS argumenta que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Entretanto, a SES-GO afirma que “por enquanto, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, por ordem decrescente de idade, segue sem alterações”.

Sendo assim, a imunização dos adolescentes segue normalmente, obedecendo os critérios estabelecidos anteriormente, com a seguinte ordem de prioridade: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, adolescentes gestantes e puérperas e por fim, os adolescentes sem comorbidades.

O Estado, via Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), já solicitou esclarecimentos sobre o assunto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda posicionamento. A SES-GO ressalta que caso surjam atualizações sobre a vacinação de adolescentes, o assunto será amplamente divulgado à população.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

*Com informações da Agência Brasil