Parque da Cidade e Parque da Jaiara receberão mudas de árvores a partir deste sábado (Foto: Divulgação)

 

O Parque da Cidade, localizado na região Sul em Anápolis, vai receber 45 espécies de árvores frutíferas, que vão tranformar o local no maior pomar urbano do bioma Cerrado. Cagaita, mangaba, goiaba, pitanga e pequi são algumas das espécies envolvidas no projeto, 500 mudas serão plantadas neste sábado (11), mas serão 3 mil até fim do período chuvoso, que compreende a primeira etapa do projeto.

Outras 3 mil serão plantadas no segundo semestre de 2020, quando reinicia o período de chuvas. O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Antônio El Zayek, eplicou que serão 6 mil árvores no total. Ele disse que o objetivo do projeto é atrair pessoas e insetos polinizadores. “As abelhas estão desaparecendo e essa é uma forma de atraí-las. Além do mais, pensamos também numa forma de fazer um resgate cultural com a população, já que muitos nem conhecem determinadas frutas”, diz o diretor.

As mudas que serão plantadas são oriundas dos viveiros municipais da cidade e o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) será o responsável pelo plantio. A Prefeitura estima que o custo da manuntenção do projeto será baixo, já que as espécies são nativas do Cerrado, portanto, totalmente integradas ao ambiente. Segundo a Prefeitura, a ação deste sábado será repetida nos próximos fins de semana.

Parque da Jaiara

Além do Parque da Cidade, o Parque da Jaiara, localizado no loteamento Las Palmas, também receberá novas espécies, a partir de segunda-feira (13). O plantio no local será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambientem que terá a parceria do Vivendo Sacura e da MRV.

Segundo a Prefeitura, o Parque foi destruído em 2016 por causa de uma chuva, a primeira depois da inaugurção. Ele foi revitalizado e agora ganhará um novo cenário, com 300 mudas de burutis ao redor do lago e 200 mudas de ipês amarlos na margem, Além de composição de árvores frutíferas na parte central.