O torcedor goiano que tem o costume de frequentar estádios de futebol devem ter sentido falta da promoção Nota Show de Bola, realizada com a parceria entre a Federação Goiano de Futebol e o Governo do Estado de Goiás. O projeto se consiste em trocar notas fiscais em ingressos para jogos do Campeonato Goiano e Brasileiro, com o objetivo de estimular os torcedores a irem aos estádios e fomentar o comércio goiano.
A promoção foi iniciada em 2009 e há quatro anos era realizada desde as primeiras rodadas do Goianão. Porém, esse ano, quando completaria cinco anos de existência, a promoção não foi lançada até agora e o estadual já alcança a décima terceira rodada, se encaminhando para o fim do primeiro turno. Ao que tudo indica, o lançamento da promoção esbarra em trâmites burocráticos e devido à demora, só valerá para as semifinais do Campeonato Goiano e para os representantes goianos em campeonatos nacionais.
A ausência da Nota Show de Bola não prejudica só os torcedores, que perdem um importante incentivador para ir ao estádio, como também os clubes goianos, que deixam de receber a verba repassada pela participação no programa e jogam para públicos bem menores do que o esperado durante todo o campeonato. Sobre isso, o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, explica o que aconteceu: “São vários itens do projeto que demoram a ser implementados. Como envolve o Governo Estadual, é preciso passar por uma burocracia, e infelizmente, isso levou mais tempo do que imaginamos”, declara.
Apesar de reconhecer a demora, o presidente revela que a expectativa é de lançar a Nota Show de Bola ainda no Campeonato Goiano. “Nós trabalhamos para colocar a promoção já colocar em vigor para o Goianão. Esse ano tivemos um campeonato mais corrido em virtude da Copa do Mundo, mas mesmo assim queremos proporcionar esse benefício para o torcedor que gosta e quer assistir o Campeonato Goiano dos estádios. Só que quando o projeto não depende apenas de uma parte, entraves podem acontecer, mas realmente a expectativa é já ter validade no campeonato goiano”.
Com isso, os clubes que anteriormente seriam beneficiados, que são todos os 10 clubes da primeira divisão, poderão perder a ajuda da promoção. Com a implementação da Nota Show de Bola apenas nas semifinais, só os clubes goianos que passarem à essa fase do campeonato e garantirem uma vaga para competições nacionais, receberam a verba proveniente da promoção. André Pitta comenta sobre: “Se não houver tempo para usar a promoção ainda na primeira fase, as equipes que não passarem às semifinais, infelizmente, não terão a verba do programa, até porque, os benefícios dependem de fatores que só atendem que estiver participando da competição”, revela.
Porém, André Pitta garante que a Federação Goiana busca alternativas para contemplar todas as equipes e não trazer prejuízos para os times participantes do Goianão. “É difícil falar antes de tudo se ajeitar, porque não podemos ter certeza do que vai acontecer. Mas a tendência é que a promoção saia ainda na primeira fase e nós estudamos maneiras de ajudar as equipes que não conseguirem se classificar, aumentando a cota de ingressos para os jogos que os times participarem ou coisas assim. Nós vamos buscar uma solução”, declara o presidente.