Finalizando a preparação para a Copa do Mundo, que está a menos de 100 dias, o Brasil realizou mais um amistoso nessa quarta-feira (05). O jogo foi contra a África do Sul, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, e acabou em goleada por 5 a 0 para a seleção brasileira, com gols de Oscar, Neymar três vezes e Fernandinho. O adversário foi escolhido respeitando a regra da Fifa que proíbe as seleções participantes da Copa a se enfrentaram antes do torneio. Na sequência, o Brasil encara o Panamá no dia 3 de junho, em Goiânia, e dia 6 a Sérvia em São Paulo. A estreia na Copa do Mundo é dia 12 de junho, contra a Croácia.
A partida serviu para entrosar o time que vem atuando sob comando de Felipão e testar algumas novas peças chamadas pelo treinador. Logo de cara, entraram o lateral direito Rafinha, do Bayern de Munique, e o volante Fernandinho, jogador do Manchester City, que ainda não haviam figura na lista de convocados e receberam oportunidade. A escalação inicial foi: Júlio Cesar; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
O Brasil começou com tudo e logo aos nove minutos abriu o placar contra os donos da casa. Oscar recebeu ótimo lançamento e entrou sozinho dentro da grande área. O camisa onze só teve o trabalho de encobrir o goleiro para inaugurar o contador. O segundo demorou a sair e só veio aos 40 minutos do primeiro tempo. Neymar aproveitou bate-rebate no meio campo, dominou a bola, invadiu a área e bateu firme, cruzado, por entre as pernas do goleiro. 2×0.
Ao longo do segundo tempo Felipão promoveu todas as seis alterações combinadas previamente. Entram em campo Ramires no lugar de Oscar, Luiz Gustavo no lugar de Paulinho, Daniel Alves substituindo Marcelo, William que entrou na vaga de Hulk, Jô no lugar de Fred e David Luiz saiu sentindo dores para entrada de Dante. A nova equipe manteve o ritmo do primeiro tempo e marcou mais três vezes. Neymar fez o terceiro, Fernandinho o quarto em um belo chute de fora da área e de novo Neymar, de cabeça, para fechar os 5 a 0.
O Brasil agora só volta a se reunir daqui dois meses, para fazer os amistosos finais e se concentrar para a Copa do Mundo. A previsão é que o grupo não se altere muito, deixando apenas em dúvida a presença dos jogadores testados contra a África do Sul, Rafinha e Fernandinho. Os dois vem se destacando nos seus clubes e por isso receberam uma chance de última hora do técnico Luis Felipe Scolari. Grande dúvida, Fred segue prestigiado e tem vaga praticamente carimbada para a disputa do mundial.