O Ano Novo é tempo de fazer planos, renovar promessas e encerrar ciclos. Além disso, é uma data cercada de simbolismos e superstições para que o próximo ano seja cercado de positividades. Dessa forma, as pessoas criam formas de fazer com que as “energias boas” estejam a seu favor.

Usar roupas novas e de cores diferentes, pular ondas, comer lentilha… As superstições na virada de ano são muitas. Mas você sabe o significado de cada uma delas? Algumas atraem sorte, já outras, prosperidade, mas o Sistema Sagres irá tirar suas dúvidas a respeito das crenças para este Ano Novo.

Moda

No aspecto da moda, o tradicional uso do branco projeta a paz, a tranquilidade e a pureza. É o que explica a consultora e estrategista de imagem pessoal Lívia Mesquita. “De acordo com a psicologia das cores, a cor branca é a única que não possui aspecto negativo. Ela é a cor da pureza e se a gente for pensar no aspecto da moda, um look monocromático branco é o suprassumo da elegância”.

“Existem várias cores tradicionais usadas no réveillon: o bege representa a elegância; o amarelo remete ao ouro, atraindo riqueza e, por ser uma cor quente, traz bastante dinamismo; o rosa transmite essa sensação de acolhimento e romantismo; o roxo traz o mistério e é a cor da realeza; e tem ainda o verde, que atrai a ideia de modernidade e bem-estar”, explica.

Lívia ainda comenta as superstições acerca do costume de se usar roupas novas na virada de ano. “É uma superstição que foi se criando ao longo do tempo que traz a ideia de que ‘roupa nova é para os outros’. Então acabamos usando em momentos especiais, como renovação. Mas eu acredito que devemos nos valorizar e usar roupas novas sempre que possível”.

(Foto: João Vitor Simões / Sistema Sagres)

Alimentação

Nas refeições, também há tradições para “trazer boa sorte” e “atrair boas energias” para o Ano Novo. A chef de cozinha Michele Di Castro conta que a lentilha e a romã são os favoritos dos supersticiosos. “A lentilha, depois de cozida, fica com um formato similar a de uma moeda, então remete à prosperidade. O pessoal também gosta muito da romã, super tradicional nas ceias de fim de ano. Isso porque as pessoas sempre têm o costume de fazer simpatias ou mesmo a tradição de chupar sete sementinhas e jogá-las para trás”.

“Outra campeã nas mesas de réveillon é a leitoa. Acredita-se que o animal, como ‘fuça para frente’, atrai positividades e evolução. Ao contrário, por exemplo, das aves porque ciscam para trás, o que iria remeter a ‘viver no passado'”, explica Michele.

Energias

Outro ponto que atrai bastante o público próximos à virada são as crenças de renovação de energias. A empresária Maísa Mota tem uma loja de produtos para energização e purificação, e relata a importância de se começar um ano de forma leve. “Energeticamente falando, a virada de ano é um momento muito importante para todo mundo. Então minha dica é que comece o ano leve, renovando suas energias e mentalizando coisas positivas que você quer para esse ano”.

Por fim, ela recomenda alguns produtos para a limpeza energética completa do corpo. “Tem sabonetes com sal grosso e ervas, por exemplo, que ajudam muito na limpeza. Ele purifica todos os pontos de entrada e saída energética do corpo, que para essa virada de ano é fundamental”.

Leia mais no Sagres Online