Foto: Reprodução/YouTube
Dante Mantovani foi nomeado nesta segunda-feira (2) como novo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O maestro substitui Miguel Proença, que teve sua exoneração anunciada no dia 4 de novembro depois de defender Fernanda Montenegro de acusações feitas pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da instituição, Roberto Alvim. Proença estava no cargo desde de fevereiro deste ano.
Recém-anunciado novo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o maestro Dante Mantovani já é alvo de críticas. Isso porque o músico tem um canal no YouTube para compartilhar reflexões e teorias da conspiração sobre política e arte. Apesar de ele ter apagado seus perfis em redes sociais, os vídeos ainda estão no ar com pouco mais de 6 mil inscritos.
Além de maestro, Dante Montovani é YouTuber, autor de livros sobre música clássica, apresentador do programa “A Grande Música” na rádio Mãe de Deus, em Caxias do Sul e ministra aulas à distância de música. É também especialista em Filosofia Política e Jurídica e Mestre em Linguística.
Membro da Cúpula Conservadora das Américas e aluno de Olavo de Carvalho, o maestro tem um vídeo inteiro dedicado a explicar um comentário recente do ideólogo, de que o filósofo alemão Theodor W. Adorno, da Escola de Frankfurt, teria influência direta nas músicas dos Beatles. No vídeo, o nomeado presidente da Funarte critica a banda histórica e cita ainda o “tal” Elvis Presley.
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/wozkvbecbSI” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Esse não é o único material de seu canal denegrindo estilos musicais. Em outro episódio, ele se refere ao funk como motivador de crimes. “A música que eles ouvem lá determinam a situação caótica que eles estão”, defende ele após comentar que o fato do Funk ter sido declarado patrimônio cultural no Rio de Janeiro. “O estado mais violento, onde se tem mais mortes, onde mais se mata policial, onde o tráfico de drogas manda em tudo”.
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/NRtz67IzpT4″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Em outro vídeo o polêmico Dante Mantovani, chama os músicos que cantaram na abertura das Olimpíada de “aberrações sonoras” e defendeu ainda que ele não tinha coragem de chamar de chamar “aquilo” de música. Entre os que se apresentaram na cerimônia de abertura estão Caetano Veloso, Marcelo D2, Gilberto Gil Paulinho da Viola Jorge Ben Jor e Anitta.
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/W1FHi7lTRyw” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Miguel Proença
A demissão do antigo presidente da instituição, Miguel Proença, veio após o pianista defender Fernanda Montenegro. Em setembro deste ano o diretor do Centro de Artes Cênicas da instituição, Roberto Alvim, fez um comentário em suas redes sociais sobre a atriz. Na publicação ele a chama de “sórdida” e “mentirosa”, o que provocou revolta na classe artística. Após o episódio, Miguel Proença se manifestou dizendo que faria um concerto em homenagem à atriz.
Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Araguaia sob supervisão do jornalista Vinicius Tondolo