Parecia que ia ser uma goleada, mas não foi. A Espanha fez o suficiente para ganhar de Honduras por 2 a 0 no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, no fechamento da segunda rodada da Copa do Mundo.

ÁUDIO: CLIQUE AQUI E OUÇA OS GOLS

O atacante David Villa foi o autor dos dois gols da vitória espanhola. Com o resultado a fúria agora ocupa a segunda posição no Grupo H, com três pontos, a mesma pontuação da Suíça, mas saldo de gols maior. Os hondurenhos estão na lanterna da chave, com nenhum ponto conquistado.

Na próxima rodada a Espanha faz o confronto direto pela liderança do Grupo com o Chile, em Tshwane, às 15h30. Se vencer, a Espanha fica com os mesmos seis pontos do Chile, mas ficará com o primeiro lugar do Grupo pelo saldo de gols. No mesmo dia e horário Honduras enfrenta a Suíça em Mangaung. Desse grupo sai o adversário do Brasil na próxima fase.

GOLAÇO DE VILLA

A primeira etapa foi como se esperava. A Espanha mostrou o volume de jogo e posse de bola característicos do futebol da equipe, e dominou a partida. A fúria teve o retorno no time titular de Fernando Torres, que ficou dois meses parado se recuperando de cirurgia no joelho. Os hondurenhos apostavam no seu principal atacante, David Suazo, que não atuou contra o Chile com dores na coxa direita.

A principal arma espanhola foi o atacante David Villa. Desde o começo da partida era ele quem realizava os lances que levavam maior perigo ao gol de Honduras. Logo aos 7 minutos o ex-atacante do Valencia tentou encobrir o goleiro Valladares e a bola morreu no travessão. Pouco tempo depois Sergio Ramos, sozinho dentro da área, errou uma boa chance de abrir o placar com uma cabeçada para fora.

O gol era questão de tempo. E aos 17 minutos Villa afastou a desconfiança momentânea dos torcedores em cima da seleção espanhola com um lindo gol. O jogador fez ótima jogada pela esquerda, passou por dois jogadores e chutou forte no ângulo esquerdo do goleiro hondurenho para abrir o marcador.

GOL E CHANCES DESPERDIÇADAS

O ritmo do início da etapa complementar foi o mesmo da primeira metade do jogo. Honduras tentou melhorar no jogo adiantando a marcação, mas a posse de bola continuava com o time espanhol, que com o bom aproveitamento dos passes criava várias oportunidades.

Logo aos 5 minutos a estrela de Villa brilhou outra vez. Após contra-ataque, Jesus Navas apareceu pela direita e rolou para o jogador do Barcelona, que chutou de fora da área. A bola ainda desviou no meio do caminho antes de entrar no gol. Já no primeiro lance após o segundo tento da partida a Espanha quase ampliou. O atacante Torres viu bem o avanço de Sergio Ramos, que chutou rasteiro e a bola passou perto da meta de Valladares.

Os europeus continuaram com um grande volume de jogo, com cruzamentos na área sempre anulados pela defesa hondurenha. Aos 17 minutos David Villa teve excelente chance de alcançar Higuaín na artilharia do mundial, mas desperdiçou. Villa cobrou para fora um pênalti sofrido por Jesus Navas, após ter levado a falta de Izaguirre.

A atual campeã europeia ainda chegou a criar algumas chances com Fábregas e Navas, mas o ímpeto ofensivo da equipe durou só até os momentos finais da partida, quando o time apenas administrou o resultado, mas sem o mesmo encanto da Espanha que chegou como uma das principais favoritas à conquista da taça.

FICHA TÉCNICA – ESPANHA 2 x 0 HONDURAS

Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 21 de junho de 2010, segunda-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toru Sagara (Japão) e Jeong-Hae Sang (Coreia do Sul)

ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos (Arbeloa), Puyol, Piqué, Capdevila; X. Alonso, Busquets, Xavi (Fábregas); J. Navas, Torres (Mata), Villa
Técnico: Vicente Del Bosque

HONDURAS: Valladares; Mendoza, Chávez, Figueroa, Izaguirre; Turcios (Ramon Nuñez), Guevara, W. Palacios, Espinoza (Georgie Welcome); Martínez, Suazo (Jerry Palacios)
Técnico: Reinaldo Rueda

Cartões amarelos: Emiliano Izaguirre e Danilo Turcios (Honduras)

Gols: David Villa, aos 17min 1°T e aos 5min 2°T