A 3ª partida da Copa valeu pelo grupo B e começou às 8h30 (horário de Brasília). Coreia do Sul e Grécia jogaram no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, nesse sábado (12). Na oportunidade, o duelo entre as emergentes seleções terminou com os asiáticos levando a melhor. Opacos, os gregos pouco criaram e perderam por 2 x 0.

ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DOS GOLS

Com o resultado obtido, os coreanos se tornaram os primeiros a vencer no Mundial da África do Sul. Na próxima rodada, quinta-feira (17/06), a Coreia do Sul enfrentará a Argentina, em Johanesbugo, capital da África do Sul. Já a Grécia, viaja para Mangaung Bloemfontein, onde enfrentará a Nigéria.

O JOGO

A Coreia do Sul jogou melhor nos primeiros minutos da partida e abriu o placar logo aos 6 da etapa inicial. Em escanteio cobrado por Young-Pyo, a bola cruzou toda a pequena área e só mudou de direção quando o zagueiro Jung Soo cabeceou e mandou para o fundo das redes. Era o 1º gol da partida e o 3º de toda a Copa do Mundo.

O gol abriu o jogo, que já era franco. Aos 15min, o árbitro não viu pênalti sofrido por Chung-Yong. O jogador coreano fez bela jogada – dando um chapéu no zagueiro -, e no momento do chute, é deslocado por Torosidis na área. Michael Haster mandou seguir o lance. A superioridade da Coreia do Sul era evidente e, com velocidade, usava o nervosismo do adversário e a velocidade nos contra-ataques para criar jogadas.

Enquanto tentava se defender em linha, a Grécia quase levou o segundo aos 27min. Na jogada, Park Ji-Sung fez lançamento primoroso de quase 40 metros para Park Chu-Young, que dominou, venceu o zagueiro na velocidade, invadiu a área e bateu, fraco. O goleiro Tzorvas se jogou e tocou na bola que, caprichosamente, passou sobre o travessão e quase entrou. Antes de o 1º tempo terminar, a Grécia criou algumas chances, mas nada claro.

GOLPE FINAL

Na etapa final da partida, curiosamente, a Coreia do Sul, que criava melhores jogadas, também marcou gol aos 6min. Dessa vez, Park Ji-Sung foi quem marcou. O camisa 7 coreano aproveitou bobeada da defesa grega – que entregou a bola na frente da área – para invadir e bater no canto oposto do goleiro Tzorvas, que nada pôde fazer: 2 x 0.

A Coreia seguia dominando as ações e a Grécia tentava mudar a postura fazendo alterações, o que acabou não resultando em nada. Aos 17min, Park Chu-Young, por pouco não fez o terceira, após cruzamento para a pequena área. O atacante subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

AS ÚNICAS…

Para não dizer que não tentou, a Grécia teve boa oportunidade aos 23min, com o atacante Gekas. O jogador recebeu dentro da área, dominou no peito – elegantemente – e tentou acertar um voleio na bola. O chute saiu por cima e para fora. Um minuto depois ele recebeu novo cruzamento, cabeceou, mas o goleiro coreano defendeu bem. Segundos depois, Salpingidis, sob as traves, bateu para o gol, mas a bola tocou na zaga.

Nos 15 minutos finais da partida o futebol da Grécia cresceu. Aos 35min, Gekas criou nova chance. De novo recebendo cruzamento na área, o atacante dominou, teve tempo de girar, e bateu firme e forte. O goleiro Jung Sung-Ryong, no reflexo, só conseguiu espalmar para escanteio. Dois minutos depois, Lee Chung-Yong, pegando rebote de fora da área, bateu no canto inferior esquerdo do goleiro e quase conseguiu ampliar. Veloz, o goleiro conseguiu espalmar.

Mas não havia tempo para mais tempo. A reação da Grécia aconteceu tarde e a Coreia do Sul se mostrava satisfeita com o placar. Aos 47min, o árbitro apitou o fim do jogo e decretou a vitória coreana e derrota grega, na estreia de ambos na Copa.