O trânsito de Goiânia enfrenta desafios cada vez maiores, com o aumento da frota de veículos, o crescimento desordenado da cidade e a necessidade de reestruturação da mobilidade urbana. Medidas como a liberação de corredores de ônibus para motos, a modernização dos semáforos e o reforço na fiscalização são algumas das ações propostas para melhorar a fluidez e garantir mais segurança nas ruas. Mas essas iniciativas são suficientes? Quais as reais soluções para um trânsito mais eficiente?

O Pauta 2 desta quinta-feira (27), às 15h, discute os desafios e estratégias para tornar Goiânia uma cidade mais acessível e segura para motoristas, motociclistas, pedestres e usuários do transporte público. O programa conta com a participação do secretário municipal de trânsito, que detalha as ações da prefeitura para melhorar a mobilidade urbana. No terceiro bloco, uma professora do curso de Engenharia de Transportes da UFG analisa tecnicamente as medidas adotadas e apresenta soluções de longo prazo para a mobilidade da capital.

Assista ao programa

O Pauta 2 vai ao ar ao vivo, às 15h, na Sagres TV e no YouTube da Sagres, com reprise às 20h. O público pode interagir enviando perguntas e comentários durante a transmissão.

Mudanças no trânsito: Goiânia está no caminho certo?

No primeiro bloco, o programa apresenta as principais ações adotadas para melhorar o trânsito na capital. A prefeitura aposta na liberação dos corredores de ônibus para motos, na reativação de radares e na instalação de semáforos inteligentes, que prometem reduzir congestionamentos. Mas será que essas medidas resolvem os problemas ou podem gerar novos desafios?

Tarcísio Abreu, secretário municipal de Engenharia de Trânsito, explica como essas mudanças impactam a mobilidade e quais são os próximos passos para melhorar o tráfego na cidade.

Segurança no trânsito e desafios na infraestrutura

O aumento dos acidentes envolvendo motociclistas e pedestres levanta um alerta sobre a segurança viária. A falta de infraestrutura adequada, a imprudência no trânsito e a necessidade de campanhas educativas são alguns dos fatores que contribuem para esse cenário.

No segundo bloco, o programa aborda a necessidade de um planejamento urbano mais eficiente. Além disso, o papel da fiscalização e a importância da conscientização para um trânsito mais seguro.

Planejamento e futuro da mobilidade em Goiânia

No terceiro bloco, o Pauta 2 recebe Poliana Leite, professora do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), que analisa tecnicamente as medidas adotadas e discute soluções para tornar Goiânia uma cidade mais acessível e menos dependente dos carros. Entre os temas debatidos estão:

🚦 O impacto dos semáforos inteligentes na fluidez do trânsito
🏍️ A liberação dos corredores para motos e seus riscos e benefícios
🚌 A importância da melhoria do transporte público na mobilidade urbana
📈 Como o crescimento desordenado da cidade afeta a mobilidade

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Confira outras edições do Pauta 2