A Escola Estadual Oswaldo Cruz, no município de Capitão Poço, no Pará, é exemplo na promoção da sustentabilidade no ensino. A instituição pública de Ensino Fundamental e Médio desenvolve com os alunos três projetos sobre reflorestamento, reciclagem e monitoramento de queimadas.
Desta forma, o componente curricular de Educação Ambiental da escola conta com os projetos de sustentabilidade: “Reflorestamento com palmeiras de açaí nas margens dos igarapés: uma solução para a restauração ecológica e conservação ambiental e sustentável”; “Sabão ecológico com folhas de laranjeira” e “Conscientização ambiental e monitoramento de queimadas”.
Com as iniciativas, a escola inclui na educação atividades que conscientizam os alunos sobre o futuro sustentável e a preservação do meio ambiente. É o que pensa o professor de Educação Ambiental e Geografia, Francisco Altielis, que afirma que os projetos são essenciais para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente.
“Ao introduzir práticas sustentáveis na sala de aula, ensinamos não apenas teorias, mas também a importância de atitudes concretas que impactam o planeta. Seja incentivando a reciclagem, promovendo projetos ecológicos ou conscientizando sobre a preservação dos recursos naturais, os educadores são agentes fundamentais na construção de um futuro mais sustentável”.
Projetos
O projeto “Reflorestamento com palmeiras de açaí nas margens dos igarapés: uma solução para a restauração ecológica e conservação ambiental e sustentável” ensina os alunos sobre as espécies nativas e mostra à eles o valor econômico e ecológico que elas possuem.
Enquanto isso, o projeto “Sabão ecológico com folhas de laranjeira”, realizado principalmente com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem foco na redução do descarte inadequado de óleo no meio ambiente.

O projeto “Conscientização ambiental e monitoramento de queimadas”, por sua vez, transforma os alunos em agentes ambientais que monitoram as queimadas e que tem a missão de prevenir o dano ambiental.
Esse projeto tem o objetivo de envolver a comunidade local ao sensibilizar as pessoas sobre os impactos do fogo ilegal na biodiversidade e na qualidade de vida. Para isso, são utilizados meios como palestras, workshops e campanhas informativas.
Experiência que transforma os estudantes
Uma das atividades dos estudantes da Escola Estadual Oswaldo Cruz foi palestrar para estudantes de outras unidades sobre educação ambiental e sustentabilidade. A experiência foi transformadora na vida da Alice de Oliveira, do 2ª ano do Ensino Médio.
“Participar dos projetos tem sido uma experiência transformadora. Desde o início percebi como essas iniciativas são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. Trabalhar em grupo, realizar atividades práticas e interagir com outros alunos têm me mostrado que a educação é uma poderosa ferramenta que promove mudanças”, conta a jovem.
Alice vê o potencial que os projetos possuem de impactar os jovens e educar ambientalmente as pessoas. Francisco Edson, da mesma turma, também acredita que a experiência vai contribuir para que os alunos saibam como cuidar da natureza.
“Sabemos que o mundo todo deve se preocupar com isso, não é apenas o nosso município, mas não é porque a outra pessoa não faz que nós não podemos fazer e a gente se coloca à disposição para ajudar o meio ambiente, conscientizar as pessoas sobre o tema”, diz
Educação ambiental
O componente curricular Educação Ambiental é obrigatório para todas as etapas de ensino nas escolas estaduais do Pará desde o ano passado. Para a Secretária de Estado de Educação do Pará (Seduc), a iniciativa é pioneira na garantia da educação ambiental e importantíssima para o estado que será sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
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