O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado morreu na madrugada desta terça-feira (9). Ele tinha 87 anos de idade e estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Iris se tratava de complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), ocorrido no dia 6 de agosto.

No último sábado (6) foi submetido a intubação para tratar uma forte infecção. O corpo de Iris deve chegar ao Hangar do Estado até às 12h desta terça (9), ainda sem horário confirmado. O velório ocorrerá no Palácio das Esmeraldas. O sepultamento será no cemitério Santana, em Goiânia, e está previsto para às 17h.

Advogado e agropecuarista, Iris Rezende nasceu em Cristianópolis. Além de governador, foi vereador e prefeito em Goiânia, deputado estadual, senador e ministro de Estado. Na juventude, foi líder estudantil e presidente do Grêmio Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas, Goiânia. Iris completaria 88 anos no próximo mês. Ele nasceu em 22 de dezembro de 1933, deixa três filhos e a esposa, Dona Iris Araújo.

Histórico

Iris havia completado no último final de semana três meses de internação. O ex-governador sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) no dia 6 de agosto, detectado depois de sentir uma forte dor de cabeça. A cirurgia foi realizada no Instituto Neurológico de Goiânia.

O político ficou no local até o dia 31 agosto. A família decidiu transferir o ex-governador para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O ex-prefeito de Goiânia chegou a apresentar melhora nas semanas seguintes.

No dia 19 de setembro, a filha do ex-governador, Ana Paula Rezende Machado Craveiro, divulgou que o pai estava disposto e tinha caminhado pelo corredor do hospital. No dia 30 de setembro, Ana Paula disse que Iris havia aumentado a ingestão de alimentos sólidos e as sessões de fisioterapia.

Desde então Iris Rezende foi apresentando piora gradativa no quadro de saúde. No dia 19 de outubro, Ana Paula Craveiro havia informado que o pai dela estava sonolento, o que impossibilitava as sessões de fisioterapia e alimentação oral.

Em 23 de outubro, Ana Paula informou que Iris foi submetido a tratamento intenso com antibióticos por causa de infecção pulmonar. Ele apresentou piora significativa no último sábado, quando houve a necessidade de intubação.