Sagres em OFF
Rubens Salomão

Bolsonaristas prometem reação a críticas de Caiado ao presidente

Líderes bolsonaristas em Goiás prometem reação as críticas feitas por Ronaldo Caiado (DEM) ao presidente da República, Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornalista Pedro Bial, da TV Globo. Caiado trata de temas como a política nacional e a busca por uma terceira via, alternativa a Lula e Bolsonaro. O governador é um dos líderes do União Brasil, partido recém-formado – embora ainda não oficializado juridicamente – pela fusão de Democratas e PSL.

De acordo com o colunista do O Globo, Anselmo Gois, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pode não apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Apoio não é submissão, até porque tenho mais idade que o presidente”, pontua o governador. Caiado ainda justifica que quando o presidente passa por tensões “deixa que os extremos prevaleçam”, e que “a sociedade não quer isso mais”. Segundo o colunista, na entrevista, Caiado também crítica “excessos” do presidente.

Por conta das críticas, lideranças bolsonaristas em Goiás ouvidas pela coluna acreditam que “vai aumentando a distância entre o governador e o presidente e que o relacionamento tende a ser cada vez mais protocolar e administrativo, diminuindo a possibilidade de apoio político”.

Também foi ressaltado que será avaliada a melhor forma de reação, mas que é preciso ter alguma resposta para que a base do presidente marque território e dê algum feedback. Foram ouvidas diferentes lideranças, entre elas deputados estaduais e federais, mas que acharam por bem aguardar um pouco mais para se manifestarem de forma pública.

Comemoração

A deputada federal Magda Mofatto comemorou a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal, o PL, que em Goiás é presidido pelo esposo da parlamentar, Flávio Canedo. “Seja bem-vindo ao Partido Liberal, presidente Jair Bolsonaro”, disse Magda por meio das redes sociais. A filiação deve ocorrer no dia 22 deste mês.

Filiação

Bolsonaro teve conversa telefônica, nesta segunda-feira (8), com o presidente nacional do PL, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto. A decisão de se filiar ao partido visa a disputa à reeleição em 2022. Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Mensalão, o ex-deputado foi condenado a sete anos e dez meses de prisão. Depois de cumprir dois anos e meio da pena, em 2016, recebeu indulto do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agenda

Secretário da Fazenda de São Paulo e pré-candidato ao Senado por Goiás, Henrique Meirelles (PSD) deve ter agenda em Rio Verde na próxima sexta-feira (12). O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, atualmente no PSB, mas cobiçado por outros partidos, entre eles o PSD de Meirelles, tem ajudado na articulação da agenda. A intenção é de que gradativamente Henrique Meirelles participe de atividades no interior goiano. A coluna apurou que a agenda em Rio Verde ainda não foi fechada e está em construção.

Proposta

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Bruno Peixoto (MDB), apresentou, nesta segunda-feira (8), um projeto de lei para que trecho da GO-020, entre Goiânia e Cristianópolis, possa levar o nome da cantora Marília Mendonça, que morreu na última sexta-feira (5), em um acidente aéreo.

Asmego

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) recebeu o registro de chapa única para concorrer a eleição da nova diretoria ao biênio 2022-2023. A juíza Patrícia Carrijo vai concorrer à reeleição. O pleito está previsto para o dia 8 de dezembro. Na chapa de Patrícia Carrijo ainda estão o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga como vice-presidente e o desembargador Homero Sabino de Freitas como segundo vice-presidente.

Mais lidas:

Leia também: