A Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goiânia vai realizar nesta semana a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que traz como tema “A Pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença tem a coragem de ser diferente”.

O Gestor Administrativo da Apae de Goiânia, Marcos Borges explica que o propósito das Apae’s em todo o Brasil é promover a pessoa com deficiência e possibilitar a inclusão efetiva destas pessoas na sociedade, não apenas nos aspectos escolares como também na área da saúde, lazer, cultura, entre outros pontos.

A Apae de Goiânia programou para esta semana dois dias de um ciclo de palestra voltado aos profissionais e famílias, de modo que se discuta a questão da escola ideal para os deficientes, além de momentos de visitas das pessoas da Associação em outros lugares e inauguração de um espaço de esporte, cultura e lazer para as pessoas com deficiência.

“Vamos focar também na inserção desta pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, além de finalizar esta semana com um encontro da formação das famílias. Em um passado recente, ouvíamos que as pessoas com deficiência não saíam de suas casas, e a gente quer resgatar nesta história este tempo em que as pessoas ficaram enclausuradas”, explica.

A pessoa com deficiência intelectual e múltipla pode ser inserida no mercado de trabalho por meio de um centro de profissionalização promovida pela Apae, a partir dos 15 anos de idade.

A Apae se mantém através de parcerias, como o governo estadual e municipal, arrecadação dos serviços que ela presta ao governo, e pelo telemarketing que pede doação, por meio do telefone: 3226 8000. O mesmo número também serve para tirar dúvidas de famílias que queiram colocar alguma pessoa com deficiência na Associação.