A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu quatro ventiladores pulmonares, na manhã de segunda-feira (6), aptos para uso na Unidade Integrada Sesi Senai de Aparecida, no Residencial Village Garavelo. Os equipamentos são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e estavam estragados, mas foram consertados por equipes do Sesi – Senai e passaram por testes e calibração com laudo de engenharia clínica da empresa Orbis.

Agora, segundo a SMS, os ventiladores possibilitarão a abertura de quatro novos leitos hospitalares na cidade. Na ocasião, também foram entregues à Prefeitura 300 protetores faciais para serem usados pelos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid -19.

A ação faz parte do projeto “Iniciativa + Manutenção de Respiradores” que mobiliza o Sistema Indústria (Composto pelo Serviço Social da Indústria -SESI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, dentre outros) e instituições parceiras em todo o Brasil para ampliar o número desses equipamentos no país.

A entrega reuniu o vice-prefeito Veter Martins, que representou o prefeito Gustavo Mendanha, o diretor da Unidade Sesi Senai de Aparecida, Adair Prateado Junior, o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães e o diretor da Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia, Claiton Cândido Vieira, bem como o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT/GO), Tiago Ranieri, e técnicos da equipe responsável pelos reparos dos aparelhos que atuam nas unidades Sesi – Senai Jardim Colorado e Aparecida de Goiânia.

Ventiladores estragados

Outros doze ventiladores pulmonares da SMS já foram entregues para serem consertados pela equipe de profissionais do Sesi Senai, que também conta com a parceria da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) nesse tipo de iniciativa.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia