A partir desta semana, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia passa a disponibilizar os resultados dos exames para diagnóstico da Covid-19, por meio do site do laboratório responsável pelo procedimento. Assim que o resultado estiver disponível, o paciente recebe uma mensagem por meio do aplicativo Whatsapp, com um login e senha. A partir disso, basta acessar o endereço indicado, digitar os dados e fazer o download do resultado.

Anteriormente, os resultados eram comunicados apenas por meio de ligação telefônica. Os exames do tipo RT-PCR são disponibilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant, mediante pedido médico, e no drive-thru do Centro de Especialidades, mediante agendamento pelo 0800-646-1590.

“A equipe da Central de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou muito bem a comunicação dos resultados dos exames. Nossos profissionais estão acompanhando diariamente mais de 700 pacientes diagnosticados com Coronavírus, em isolamento domiciliar, e ainda comunicam novos resultados a centenas de outros pacientes. Por isso, a automatização desse processo sempre foi algo solicitado por nós e agora o laboratório responsável pelos testes nos disponibilizou essa ferramenta. Como o Whatsapp é uma aplicativo muito utilizado por nossa população, acreditamos que essa estratégia será bastante eficaz”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

A Central de Telemedicina funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. Os serviços são desempenhados por médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina. Toda manhã os exames liberados são impressos, analisados pelos profissionais e separados em negativos e positivos. A partir daí, eles entram em contato com as pessoas testadas e informam os resultados dos exames.

Os profissionais também fazem consultas via telefone analisando os pacientes, dando orientações essenciais e providenciando os atestados necessários. Se eles percebem qualquer indício de agravamento da doença, encaminham o paciente para uma unidade de Urgência na qual é verificada a eventual necessidade de internação.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia