A Região da 44 deve retomar as atividades econômicas com segurança e responsabilidade e nesta terça-feira (30), após três meses fechado. O plano de retomada gradual dos segmentos detém protocolos rígidos de segurança sanitária, como 30% da capacidade, para evitar a disseminação do vírus.

Ao todo, são 120 empreendimentos entre shopping, galerias e hotéis na região, que conta com a maior concentração de empreendedorismo por metro quadrado do Brasil. São 23 protocolos, que os empresários e comerciante devem cumprir, dentre eles, o fechamento das ruas transversais entre a Rua 44 e Contorno.

Ao entrar na região, os pedestres passarão por quatro barreiras sanitárias, além de aferições de temperatura corporal em todas as lojas e uso de álcool em gel. O decreto proíbe a presença de funcionários, consumidores e usuários que não estejam utilizando máscaras de proteção facial com cobertura adequada sobre o nariz e a boca.

Os responsáveis pelos estabelecimentos devem higienizar com álcool 70% mobiliários, superfícies, maçanetas, corrimãos, interruptores, janelas, controle remoto, máquinas acionadas por toque manual e elevadores. Os estabelecimentos deverão também manter o ar condicionado desligado em ambientes com ventilação natural.

Sinalizar sentidos de circulação e providenciar marcações no chão de 2 em 2 metros entre pessoas nas áreas comuns. Fixação de cartazes informando a lotação máxima e as medidas recomendadas para a higienização das mãos.