A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou a testagem em massa da população para Covid-19. A iniciativa vai ser realizada até a próxima sexta-feira (31), nos bairros com mais casos confirmados de coronavírus. O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, explicou que a estratégia de fazer testagem nas UBS’s aliada a testagem em massa em bairros do município com maior número de casos ativos, vai ajudar a Prefeitura a identificar os casos de forma precoce e isolar domiciliarmente as pessoas contaminadas, bloqueando a cadeia de transmissão do vírus.

Os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) farão, até sexta-feira (31), um “arrastão” nos bairros com mais casos ativos confirmados da Covid-19 indo de casa em casa em uma busca ativa para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

“Iniciamos ontem no Independência Mansões, onde o bairro todo está sendo percorrido por um total de 20 agentes comunitários de saúde, e na abordagem desses domicílios, caso identifique pessoas que se enquadrem nos critérios de testagem, eles são direcionados para a UBS da região para fazer o teste. Sobretudo, além do trabalho da testagem, tem o trabalho de conscientização e orientação à população”.

Na quarta-feira, os trabalhos devem ser iniciados no Setor Buriti Sereno, o maior bairro da cidade, com maior extensão  geográfica e mais de 8 mil imóveis. “Nós entraremos com 135 agentes de combate a endemias fazendo o mesmo trabalho que estamos fazendo no Independência Mansões. Lá eles vão identificar as pessoas com caso suspeito e encaminhar para UBS da região”, detalhou.

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza testes diariamente nos dois drive-thrus, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant), e nas três UBS’s aptas a realizar a coleta para o RT-PCR (Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park). De acordo com Gustavo Assunção, mais quatro UBS’s iniciarão as coletas: Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. “Com a entrada dessas UBS’s vamos praticamente dobrar a capacidade de testagem diária. Antes, só com as UPA’s e os drive-thrus estamos com uma capacidade de 1 mil exames diários, e agora acreditamos que vamos chegar de 1.500 a 2 mil exames diários”.

Independência Mansões e sua residência foi uma das primeiras visitadas pelos agentes de Saúde. “Nossa região é muito grande e há pessoas que não têm essa informação tu de quais são os sintomas e há aquelas que pegaram o vírus e ainda não sabem. Então essa visita da prefeitura é muito importante. Olhando meu caso, que tenho criança em casa e meu marido que trabalha fora, é bom ter uma abrangência maior da testagem, é bom pra população. E ter um local perto de casa para testar fica muito mais fácil”, comentou ela, que não apresentou sintomas e agradeceu a visita da equipe.

Quem pode fazer o exame?

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados.

Além da nova modalidade da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590. Os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.