A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está estruturando 106 novos leitos hospitalares exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19. São 20 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e 86 enfermarias no Centro Municipal de Especialidades, que ficam prontos e entram em funcionamento conforme as necessidades do município. Mais de 40 leitos já começaram a funcionar este mês.
Com as novas vagas, a cidade poderá ofertar um total de 320 leitos hospitalares para pessoas infectadas com o novo Coronavírus que chegam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) precisando de internação.
“Alarmado com as taxas de ocupação de leitos hospitalares beirando a 90% por dias seguidos e apavorado com a possibilidade de não ter como salvar vidas que poderiam ser poupadas caso recebessem atendimento adequado, pedi para que as pessoas fizessem a parte delas. Implorei aos aparecidenses para que não aglomerassem. Hoje, como prefeito, contribuo com a parte que cabe ao poder público e estruturo 100 novos leitos. Porém, lembro que se vocês não ajudarem, ainda perderemos muitos pais, avós e filhos. Um descuido bobo pode custar a vida de quem você ama”, alertou o prefeito Gustavo Mendanha.
Com a entrega desta semana, Aparecida de Goiânia passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Estes continuam em funcionamento.
Atendimentos em Aparecida de Goiânia
Em caso de sintomas a apopulação de Aparecida deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Três UPA’s e 40 UBS’s estão abertas para pacientes com sintomas gripais, sem a necessidade de agendamento.
De acordo com secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, os sintomas das pessoas estão se agravando muito rapidamente. “Amanhecem bem e à noite precisam de internação”.
De acordo com ele, após avaliação do médico, caso necessário, o paciente poderá ser regulado para algum dos hospitais da cidade: “Não adianta procurar diretamente o Hmap ou o Centro de Especialidades”.
Leitos em funcionamento
Com a entrega desta semana, Aparecida de Goiânia passa a ter 140 leitos de UTI e 181 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. São 122 UTI’s no Hmap e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura. Já os leitos de enfermaria estão distribuídos da seguinte forma: 55 no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia, a rede pública da cidade contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Eles também continuam funcionando.