A prefeitura de Senador Canedo publicará um novo decreto com medidas de combate à Covid-19 nesta terça-feira (9). Em entrevista ao Sinal Aberto II, Fernando Pellozo, prefeito do município, destacou que as novas medidas restritivas deixaram a cidade muito próxima de uma lockdown.

“Esse é será o nosso terceiro decreto, aqui não usamos a palavra lockdown, mas desde o primeiro decreto as restrições começam principalmente em relação aos horários de funcionamento de algumas atividades. Com esse último decreto que passa a vigorar a partir de hoje, a partir da 20h nada mais poderá estar aberto, a não ser farmácias, drogarias e serviços de saúde. No domingo a cidade vai parar totalmente e no sábado as atividades funcionarão somente até às 13h. Então com mais esse aperto chegaremos muito perto de um lockdown”, afirmou.

Confira a íntegra da entrevista com o prefeito Fernando Pellozo, no Sinal Aberto II:

O prefeito ressaltou que Senador Canedo não tem leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis. Segundo ele, esse índice foi preponderante para que o município passasse a adotar novas medidas contra a Covid-19.

“Chegamos a 100% (de ocupação). São 45 leitos, 15 de UTI e 30 de enfermaria, estamos providenciando mais 10, que ficarão prontos essa semana. Acredito que até quarta-feira, mas não será suficiente, por isso apertamos mais as medidas (restritivas)”, frisou.

Sendo assim, o novo decreto determina que todas as atividades devem encerrar os trabalhos às 20h, de segunda à sexta, às 13h, aos sábados e permanecerem fechados aos domingos. A exceção fica por conta de farmácias e serviços de saúde.

Bares e distribuidoras só tem liberação para funcionar por delivery, com limitação de horário das 11h às 17h. Restaurantes, padarias e lanchonetes se mantém das 6h às 20h, mas com a permissão de apenas uma pessoa por família em seu interior, a não ser em caso de pessoas que necessitam de acompanhamento especial.

A capacidade de academias foi aumentada, passando de 30% para 50%, podendo funcionar das 6h às 19h. As Instituições religiosas poderão realizar cerimônias até três vezes por semana, com até 30% da sua capacidade. Está liberado a abertura dos templos diariamente para aconselhamentos e atendimentos de cunho social mediante agendamento.

As feiras livres deverão funcionar apenas uma vez por semana em cada bairro. Cada barraca deverá oferecer álcool 70% aos clientes. Bancos e agências lotéricas poderão atender presencialmente somente serviços essenciais que não estão disponíveis de forma eletrônica. Além de disponibilizar servidores para organização das filas e higienização com álcool 70%.

Em relação aos serviços públicos, aqueles que puderem, deverão atender online ou por telefone, sempre com 50% dos servidores em seu interior. As escolas privadas, incluindo escolas esportivas, estão autorizadas a funcionar das 6h às 20h, com até 30% da sua capacidade.

As Unidades Básicas de Saúde atenderão presencialmente somente casos de urgências, devendo atender os demais casos de forma online. Os médicos e psicólogos de toda a rede de saúde e de educação poderão atender de forma online, observados as disposições de seus conselhos.

De acordo com Fernando Pellozo, a prefeitura irá intensificar a sanitização do terminal de passageiros e das feiras livres, disponibilizando servidores que irão ofertar álcool 70% e máscaras para a população.