Chegaram na manhã desta sexta-feira (10), às 10h, os 40 novos respiradores adquiridos pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, para atendimento de pacientes com Covid-19 no município. Com a aquisição, a cidade irá totalizar 130 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) exclusivas para tratamento da doença do novo coronavírus nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os ventiladores mecânicos serão montados já na próxima semana no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e comporão também um Centro de Internação, que deve ser entregue até o fim do mês.

“Assim como prometemos, estamos cumprindo e vamos instalar 40 novos leitos de UTI na próxima semana. Estamos na expectativa de receber mais 10 respiradores do Hospital Sírio-Libanês também nos próximos dias, totalizando 130 UTI´s exclusivas para tratamento da Covid-19. Assim, estamos elevando a capacidade da rede municipal e coletivizando mais o tratamento que oferecemos. Afinal, Aparecida cuida de seus moradores e também auxilia outras cidades”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, explicou a importância dos ventiladores mecânicos no enfrentamento à pandemia: “A Covid-19 ataca o pulmão fortemente, deixando diversos paciente impossibilitados de fazer as trocas gasosas pulmonares necessárias. O ventilador mecânico assume então esse papel, fazendo com que a pessoa consiga oxigenar o sangue. São equipamentos fundamentais para manter vivos os pacientes graves”.

De acordo com o secretário, a expectativa é que, mantendo-se as taxas de ocupação de leitos de UTI estáveis, como vem ocorrendo nos últimos dias, Aparecida retorne ao cenário amarelo da Matriz de Risco do Ministério da Saúde, reduzindo assim o escalonamento social intermitente. “Com a aquisição desses ventiladores teremos 130 UTI´s. Além disso, outros 110 leitos de semi-UTI´s estão sendo estruturados. 20 deles continuarão no Hmap e o restante funcionará em um Centro de Internação que a Prefeitura está implantando e que deve ficar pronto até o fim do mês”, pontuou.

Com a aquisição, Aparecida chega a 240 leitos de UTI para atender pacientes acometidos pelo vírus. Nesta semana, um monitoramento feito por meio do painel da Covid-19 no município mostra que Aparecida atingiu 48% de isolamento social.