Aparecida de Goiânia registra índice de isolamento social de 48% de segunda a sexta-feira, e picos de 51% aos fins de semana, segundo dados da Plataforma Big Data Telcos Covid-19.

Desde que iniciou o isolamento social intermitente por escalonamento regional, em 8 de junho, até 6 de julho a cidade oscilou entre 43,9%; no dia 26 de junho, e 51,8% no dia 5 de julho. Na maioria dos dias, foi registrado taxa de isolamento social de 48%.

No dia 16 de junho, uma semana após o início do escalonamento regional, Aparecida de Goiânia registrava 49% de isolamento social, segundo a plataforma.

A plataforma de monitoramento do isolamento social em Aparecida de Goiânia apresenta dados desde 26 de fevereiro, dia da confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. A Big Data Telcos Covid-19 foi lançada pelas cinco maiores operadoras de telefonia móvel do país e está disponível para prefeituras e governos estaduais.

A taxa de isolamento social nesta semana em Goiás, de domingo (5) até a última quarta-feira (8), possui uma média de 39,99%. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o período mais crítico da pandemia do coronavírus (Covid-19), ainda está por vir, e será na última semana de julho.

Escalonamento regional

A Prefeitura de Aparecida acredita que o aumento do isolamento social no município é um resultado do funcionamento das escalas de abertura e fechamento do comércio por região (macrozona). O escalonamento do comercio foi implementado com o intuito de diminuir a movimentação de pessoas nas ruas e, ao mesmo tempo, aumentar o distanciamento social.

Monitoramento com dados da telefonia móvel

O município realizou, nesta semana, um acordo de cooperação com a associação das operadoras móveis (ABR Telecom), com o intuito de utilizar os dados fornecidos pelas cinco maiores operadoras de telefonia do país (Claro, TIM, Oi, Vivo e Algar) no monitoramento das medidas de isolamento social na cidade.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida as informações são disponibilizadas ao município numa plataforma que mostra a quantidade de celulares conectados às torres e antenas das operadoras, permitindo acompanhar deslocamentos e pontos de aglomeração durante a pandemia.

Confira a seguir o último boletim epidemiológico de Aparecida

 

Ver essa foto no Instagram

 

📱🖥 Confira todas as informações epidemiológicas no Painel Covid-19 Aparecida, disponibilizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia. No painel eletrônico, que é atualizado diariamente, é possível verificar o estágio da doença no município nas últimas 24 horas. Além da evolução do quadro epidemiológico. Entre os dados, estão o número de exames realizados no município até esta quarta-feira, 08 de julho, bem como o número de casos confirmados da doença, óbitos, recuperados, casos ativos, taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s), nível de risco do município e a pandemia em cada bairro da cidade. 👉Acesse www.aparecida.go.gov.br/covid-19 e na sequência ‘Painel da Covid-19’.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Aparecida (@prefaparecida) em