Aparecida de Goiânia iniciou nesta quinta-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 65 anos. A idade para receber a vacina foi ampliada após o recebimento de uma nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde.

Quem foi se vacinar no Centro de Especialidades do Setor Jardim Boa Esperança enfrentou muita fila. Uma professora da rede municipal que preferiu não se identificar contou à reportagem da Sagres 730 que chegou no local às 5h50 da manhã de hoje (25), e a fila já estava na Rua C-32, a dois quilômetros do local de vacinação. Ela só conseguiu receber a dose às 12h15, mais de seis horas depois.

Moradores relataram que a fila de carros já havia iniciado na noite de quarta-feira (24) e ganhou quarteirões da região. Por volta das 8h, equipes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA) chegaram ao local para orientar o trânsito e organizar as filas que faziam zigue-zague nas ruas próximas ao Centro de Especialidades.

“Pessoas que estavam nos carros estavam ajudando a organizar a fila desde a madrugada. Os agentes da SMTA chegaram e agilizou bastante. Depois que nosso carro chegou à Avenida C, perto do prédio do Centro de Especialidades, a fila começou a andar mais rápido”, conta a professora.

Na rua que dá acesso às tendas de vacinação, nos fundos do Centro de Especialidades, a SMTA organizou duas filas de carros para tornar mais ágil o processo. Equipes da Guarda Civil Metropolitana também estavam no local.

A imunização para a faixa etária acima de 65 anos está disponível em dois locais: além do Centro de Especialidadaes, há o drive-thru da Cidade Administrativa, no Centro, que teve as tendas ampliadas, formando quatro fileiras no ponto de aplicação da vacina, para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.

Em ambos não é necessário agendamento. Os dois postos têm capacidade de aplicar 1,5 mil doses diárias, entre 8h e 19h cada. Nas redes sociais, o prefeito Gustavo Mendanha celebrou a ampliação da vacinação.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a vacinação ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Foram ofertadas 1,2 mil doses para as unidades, que já foram preenchidas.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac segue na cidade. Quem recebeu a primeira dose há 28 dias (ver a data anotada no cartão de vacinação) nos drive-thrus pode ir diretamente para o posto estruturado no Aparecida Shopping. Já aqueles que receberam a primeira dose em alguma UBS, também nesse prazo, poderão retornar à unidade para receber a segunda dose. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Balanço

Até a manhã desta quarta-feira (24), Aparecida de Goiânia já aplicou 37.856 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 26.426 referentes à primeira dosagem e 11.430 referentes à segunda. 367 idosos e deficientes institucionalizados, 839 idosos acamados e 19.468 idosos com mais de 70 anos já receberam os imunizantes, entre dose 1 e dose 2. Além disso, 17.182 vacinas já foram aplicadas em profissionais de saúde. Ao todo, o município recebeu 38.700 doses para primeira aplicação e 13 mil para a segunda aplicação. O estoque atual é de doses 1 é de 12.395 e de doses 2 é de 1.570.