Dona Blandina Custória, de 72 anos, tem muito o que comemorar. Após 107 dias internada no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos para tratamento da Covid-19, a idosa venceu a batalha contra o vírus e recebeu alta hospital na tarde desta quinta-feira (25).

A paciente deu entrada na unidade de saúde no dia nove de dezembro de 2020 com sintomas de quadro clínico da Covid-19. No dia 14, Blandina foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por 86 dias. Ela evoluiu para o quadro grave da doença e precisou ser intubada e posteriormente traqueostomizada.

A vitória de dona Blandina ganha um sabor ainda mais especial para equipe do HCamp de Itumbiara, não só de dever cumprido, mas também de esperança e ânimo para continuar a batalha.

“A alta da Blandina foi carregada de emoção. Ela ficou internada na unidade por muito tempo e toda equipe assistencial se apegou a paciente. Conhecemos de perto a sua trajetória, experiências e lutas e isso é gratificante. É um momento que nos dá esperança e mostra a importância do nosso trabalho”, afirmou Karine Araújo, coordenadora multiprofissional da unidade.

Karine reforçou que os profissionais que atuam linha de frente no combate à pandemia estão exaustos. “Quando vemos uma paciente que evoluiu para o quadro clínico grave da doença reagir bem ao tratamento ficamos motivados a continuar fazendo um ótimo trabalho. Os profissionais têm se esforçado para manter o equilíbrio em meio ao cansaço e ao medo, para oferecer o seu melhor aos pacientes”, frisou a coordenadora.