Desde que começou a fiscalizar a propaganda eleitoral no último dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já recebeu 255 denúncias só em Goiás. São mais de 12 registros por dia, em média. Assista a seguir a entrevista com a assessora da Ouvidora do TRE-GO

Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Em entrevista à Sagres, a assessora da Ouvidoria do TRE-GO, Maria Cecília Félix de Souza Carmo, explica que a internet tem sido o principal desafio quando o assunto são irregularidades em propaganda eleitoral, e frisa como as denúncias podem ser feitas.

”Em todo e qualquer lugar que o cidadão estiver e entender ou perceber qualquer indício de prática de crime eleitoral, ele mesmo, representando os órgãos da justiça eleitoral em todos os cantos, pode fazer os registros em vídeo, áudio e imagens, e registrar a sua denúncia no sistema Pardal, pelo aplicativo, e a justiça eleitoral receberá e fará a apreciação devida”, afirma.

O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em um formulário web no Portal do Pardal. No site também é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018, além do caráter educativo com orientações.

”Temos uma das opções com o nome ‘orientações’. Nesta opção existe um rol de todas as práticas e ações que são permitidas ou não. É importante utilizarmos o Pardal também a título educativo”, acrescenta Maria Cecília.

Maria Cecília Félix de Souza Carmo no Sinal Aberto com Samuel Straioto (Foto: Sagres TV)