O aplicativo ajuda na fiscalização de aglomeração de pessoas e pontos comerciais que não são considerados serviços essenciais (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia, já recebeu cerca de três mil denúncias relacionadas ao descumprimento da quarentena, que foi prorrogada por mais 15 dias. As denúncias foram realizadas por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas e vão de pontos de aglomeração de pessoas, até empresas de serviços não essenciais abertas.

O objetivo da plataforma é contar com o apoio da população para evitar e combater a aglomeração de pessoas, evitar também a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que não são essenciais.

Segundo informações do comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM), mais de 50 lojas foram orientadas e fechadas, uma teve as mercadorias apreendidas e uma pessoa foi presa, além de termos de ocorrências que foram emitidos pela corporação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), 1,6 mil, das quase três mil denúncias, são de lojas ou pontos comerciais abertos, sem respeitar as orientações do decreto estadual.

As denúncias feitas no aplicativo revelam que os locais onde estão acontecendo o maior número de aglomerações são nos parques e praças da capital que tiveram as academias ao ar livre interditadas na última quarta-feira (8).

Segundo a Prefeitura de Goiânia assim que as denúncias chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.

De acordo com o comando da CGM a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e Polícia Militar.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.