O novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) já está pronto. Foram 18 anos de construção e instalação dos equipamentos. A inauguração do espaço está marcada para a próxima segunda-feira (14), data em que se comemora o aniversário de 60 anos da UFG. Será o maior hospital universitário entre as universidades brasileiras.

“Nós vamos funcionar, inicialmente, com 300 leitos, que é a capacidade que já funciona o hospital antigo. Já vamos ter condição de colocar em funcionamento 40 leitos de UTI e todos os serviços oferecidos no hospital antigo migram para esta nova unidade gradativamente”, afirmou o reitor da UFG, Edward Madureira.

O Hospital conta com 20 pavimentos e 44 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 600 leitos, além de auditórios e salas de aula para os estudantes da Universidade que realizam atividades acadêmicas no HC.

O centro cirúrgico conta com 15 salas de cirurgia. O 15º andar é destinado a internação e conta com 60 leitos. No 5º andar estão as UTIs pediátricas. O HC terá ainda uma central de esterilização. Todo o material e equipamento utilizado vai ser lavado e desinfectado nas máquinas.

Foto: Rafael Bessa

Foram 18 anos só de construção, com mais de R$ 150 milhões em investimentos. “Foi uma obra que não teve recursos nem do Ministério da Educação, nem do Ministério da Saúde. A alternativa que a universidade encontrou foi sensibilizar os parlamentares. Os recursos foram obtidos por meio de emendas. E demorou porque no início das obras, essas emendas não eram impositivas e o governo não era obrigado a pagar essas emendas. Quando as emendas passaram a ser impositivas, a obra acelerou”, explicou Edward Madureira.

Além de ser um hospital de alta complexidade, é prevista a criação de uma unidade de transplante multivisceral, a primeira no país. “Devemos iniciar o transplante renal e de múltiplos órgãos, além de outros que estão em estudo, como o de medula óssea”, pontou a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves.