Se existe alguma seleção que ainda causa olhar torto, desconfiando, na Copa do Mundo, é fato que a Bélgica está presente na lista, ainda que tenha vencido os três jogos da primeira fase. Os Estados Unidos também não está muito distante dessa realidade, e por isso, as duas seleções se enfrentam nessa terça-feira, às 17h, na Arena Fonte Nova, para desfazer essa aparência ruim após uma futebol apático.

Os belgas não mostraram a regularidade esperada durante os 90 minutos das três partidas, mas venceram todas elas por um gol de diferença e sempre na reta final da partida. Os belgas, que chegaram como candidatos a sensação da Copa, ainda não chegaram perto disso, mas o técnico Marc Wilmots não se mostra incomodado por isso e garante que o importante é sempre vencer no fim, ainda que seja de forma pragmática.

O treinador não poderá contar com o volante Defour, expulso diante da Coréia do Sul e que cumpre suspensão automática. Dessa forma, Fellaini permanece no time ao lado de Witsel e De Bruyne no meio-campo. A principal preocupação de Wilmots é quanto a condição física do capitão da equipe, o zagueiro Kompany, que não realizou o último treino com dores na virilha e pode ser um problema complicado de resolver.

No lado americano, o time não conseguiu vencer os dois últimos jogos, mas o técnico alemão Jurgen Klinsmann promete uma ofensividade maior para o duelo das oitavas. A atuação da última partida, contra a Alemanha, deixou o treinador satisfeito e por isso, ele deve repetir a base da escalação. A única novidade deve ser a volta do atacante Altidore, recuperado de um estiramento na coxa e que deve atuar ao lado de Dempsey no ataque.

FICHA TÉCNICA

BÉLGICA X ESTADOS UNIDOS

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 1 de julho de 2014, terça-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)
Assistentes: Redouane Achik (Marrocos) e Abdelhak Etchiali (Argélia)

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten e Vermaelen; Witsel, Fellaini; Mertens, Hazard e De Bruyne; Lukaku.
Técnico: Marc Wilmots

ESTADOS UNIDOS: Howard; Johnson, Gonzalez, Besler e Beasley; Beckerman, Bradley, Jones e Davis; Dempsey e Altidore.
Técnico: Jurgen Klinsmann