Na primeira fase da Copa, sempre que a Argentina entrava em campo, mais parecia um jogo em Buenos Aires, no Monumental de Nuñez. Isso fez o time de Messi e companhia se superar e não desistir até os últimos minutos, como na vitória sobre o Irã. Agora, isso muda. Com a torcida praticamente toda contrária, os argentinos terão que enfrentar a Suíça, às 13h, na Arena Corinthians, e superar essa adversidade para chegar às quartas de final.

Segundo a FIFA divulgou na véspera da partida, apenas sete mil argentinos compraram o ingresso nominalmente, e dessa forma, a maioria na arquibancada será de brasileiros, que prometem apoiar os suíços. Além disso, os argentinos precisam quebrar um tabu que já dura 28 anos: os “hermanos” não vencem uma seleção europeia em mata-mata na Copa desde 1986, quando bateu a Alemanha por 3 a 2 e conquistou o bicampeonato.

De lá pra cá, a Argentina conquistou quatro empates, apesar de ter vencido três delas nos pênaltis, e perdeu outras quatro vezes. Agora, para prosseguir com tranquilidade, o técnico Alejandro Sabella não poderá contar com o atacante Kun Aguero, que sofreu uma contratura muscular contra a Nigéria e fica fora. Lavezzi entra no ataque ao lado de Messi e Higuaín.

Do lado suíço, a torcida a favor anima os selecionados do técnico Otmar Hitzfeld, que prometem a mesma aplicação tática da primeira fase e já estão calejados das derrotas inesperadas após a goleada sofrida contra a França. Até por isso, a promessa é de um time mais defensivo, ainda que o treinador faça mistério quanto a escalação. A esperança dos helvéticos é o meia Shaqiri, que marcou três gols no último jogo e segue motivado.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA x SUÍÇA

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 1º de julho de 2014 (terça-feira)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Auxiliares: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Fernandez, Garay e Rojo; Fernando Gago, Mascherano e Dí Maria; Lavezzi (Maxi Rodriguez), Higuaín e Lionel Messi
Técnico: Alejandro Sabella

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Schar, Djourou e Rodriguez; Behrami, Inler, Xhaka, Shaqiri e Mehmedi; Drmic
Técnico: Ottmar Hitzfeld