O site Globoesporte.com divulgou na última semana um estudo feito pela empresa Córtex, intitulado “Índice de Performance de Comunicação Digital”, que tem como objetivo analisar o desempenho dos clubes em suas redes sociais. O levantamento foi feito com base nas equipes que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020 e tem como líder o Flamengo, que está pelo segundo ano consecutivo na ponta do ranking.

Melhor equipe goiana dentro das quatro linhas, o Atlético Goianiense também se destacou no âmbito digital. Depois de terminar o Brasileirão na 13º colocação -sua melhor na história-, o rubro-negro também ficou em 13º lugar no ranking nas redes sociais à frente de times como Athletico-PR, Bahia, Fortaleza, Ceará, Coritiba e o rival Goiás, mesmo possuindo o menor número de seguidores entre os clubes da primeira divisão.

“É algo que passo bastante para o Adson Batista (presidente) e o Júnior Mortosa (supervisor), a questão do número de seguidores não ser o mais importante no trabalho de rede social. Acredito que o engajamento, a forma como você envolve os seus seguidores é o mais importante. Então é muito gratificante para mim e para o clube ver que o Atlético teve uma taxa de engajamento tão alta, porque isso quer dizer que a gente está conseguindo interagir com o torcedor, com quem segue o nosso perfil e mostrar um pouco mais a cara do clube para o máximo de pessoas possível”, disse Álvaro de Castro, assessor de imprensa e gestor das redes sociais do Atlético-GO.

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Ele ressaltou o resultado, visto que os outros clubes possuem departamentos de comunicação com um número maior de profissionais. No Dragão, além dele, também participam do trabalho Paulo Marcos, Victor Garcia, Matheus Sampaio, André Matos e Murielly Ferraz, esses dois últimos mais ligados ao marketing.

“Eu já tinha essa noção de que a nossa taxa de engajamento é muito boa, de que nós conseguimos alcançar a maioria dos torcedores que segue as páginas do Atlético nas redes sociais. Nosso principal desafio é continuar produzindo conteúdo e disponibilizando. Tem clubes que possuem departamento de marketing com 15, 20 pessoas, 10 ou oito, bem acima do que a gente tem hoje que sou eu, o Paulo, a Murielly, o André, o Victor e o Matheus”, frisou.

Além de competir com maiores investimentos e mão de obra, no mundo digital o Atlético-GO também precisa superar seus adversários que possuem mais adeptos nas redes sociais.

“Nós temos menos seguidores que a maioria dos clubes, então o nosso maior desafio mesmo é manter essa taxa de engajamento alta. Para essa temporada agora nós precisamos dar um salto no número de seguidores, claro, mas meu foco como gestor das redes sociais do clube é manter a taxa de engajamento e envolvimento no alto”, revelou Álvaro de Castro, que enxerga desafios diferentes do que encontrou em 2016, quando chegou ao rubro-negro para trabalhar ao lado da então assessora de imprensa, Renata Martins.

Álvaro de Castro, assessor de imprensa do Atlético-GO (Foto: Heber Gomes/ACG)

“Quando eu entrei no Atlético em 2016 eu pensei no Twitter como a rede social que eu iria focar o meu trabalho. Nessa plataforma, naquela época, era totalmente diferente a maneira como os clubes se comunicavam com os torcedores, era muito mais formal. Eu tive a sorte de implementar um projeto com uma pessoa que me deu abertura, que foi a Renata, e o Atlético-GO dentro de campo estar muito bem. Ali começamos um projeto de trazer descontração para as redes sociais”, explicou.

Esse perfil engraçado de interagir com o público fez com que o ‘estagiário’ do Dragão fizesse sucesso também com outras torcidas.

“Como o Atlético tinha poucos seguidores no Twitter naquela época, eu fui atrás não só de torcedores do Atlético, mas também de outros clubes. Conforme o tempo foi passando, as redes sociais não só o Facebook e o Instagram, mas também o Twitter, foram ficando mais para os atleticanos. Então basicamente a diferença é que naquela época eu fazia um trabalho mais amplo visando todas as torcidas, hoje eu comunico muito mais focado na torcida do Atlético”, afirmou.

Nesta temporada, com um pouco mais de cautela, o Atlético-GO manteve o tom de brincadeira em algumas postagens. A primeira delas foi na estreia da Série A quando derrotou o atual campeão brasileiro Flamengo por 3 a 0 no Estádio Olímpico e mandou um “pode vir, Liverpool”.

Outra publicação de destaque aconteceu após a vitória sobre o São Paulo na reta final do torneio nacional. Sem contar com o goleiro Maurício Kozlinski, lesionado, a diretoria atleticana optou por escalar o goleiro Jean que, emprestado pelo tricolor paulista, só poderia entrar em campo caso o time goiano pagasse a multa de R$ 300 mil estipulada no contrato. Na ocasião, o perfil oficial do clube goiano escreveu “depósito feito via pix” após a partida.

“Se pegar os tweets de 2016 que eu fazia, com certeza não seriam bem aceitos hoje que está muito mais formal. Você conversa com muito mais público do ponto de vista social e econômico, então tem que ter mais cuidado para brincar”, comentou Álvaro de Castro.