Foto: Vitor Monteiro/Sagres On

A fraca campanha do Vila Nova na Copa São Paulo de Juniores 2019 decepcionou, completando um desempenho ruim das categorias de base coloradas. Enquanto o time sub-19 quase foi rebaixado no estadual, o sub-17 não chegou em finais e o sub-15 conquistou um título, no primeiro semestre de 2018.

Para voltar a conseguir resultados satisfatórios e revelar mais atletas para servir ao time profissional, as categorias básicas passaram por uma mudança de mentalidade, garante o presidente Ecival Martins.

“Estamos fazendo um planemento para reformular a maneira de trabalhar. O principal motivo das categorias de base não é ganhar campeonatos, por mais que sejam importantes, e sim revelar jogadores. Tenho recebido inúmeras ligações de empresários e dirigentes de clubes buscando dois jogadores da nossa base. Mostra que nosso trabalho de revelar não está sendo ruim”.

De acordo com o presidente, a reestruturação já foi iniciada, desde a chegada do coordenador Roberto Oliveira (e do técnico Fabrício Carvalho, comandante do sub-20) no final de setembro, e ganhará ainda mais força nos próximos meses.

“As equipes de base do Vila sempre foram vencedoras e o fato de não estar conqusitando, claro, incômoda, mas estaremos buscando resolver isso. OO Roberto chegou no final de setembro, o que deu pouco tempo para organizar. Tem um ciclo que começa no sub-15 e vai até o sub-19. Vamos fazer uma integração, tendo como finalidade o benefício de revelar atletas para o time de cima”.