Após esta última rodada do Brasileirão, com a derrota para o São Paulo por 1×0, que culminou no rebaixamento do Goiás à segunda divisão em 2016, o repórter André Rodrigues, da Rádio 730, traz com exclusividade, as últimas informações sobre o planejamento do Verdão para a próxima temporada.
Diretoria
O atual diretor de futebol Harlei Menezes poderá deixar o cargo para a próxima temporada, mas deverá ser convidado para permanecer em outra função no esmeraldino. Para André Rodrigues, existe a possibilidade de o ex-atleta não aceitar a proposta. O presidente Sérgio Rassi pretende procurar um executivo da área, provavelmente de fora do estado.
Comissão técnica
Inicialmente o técnico Guto Ferreira, da Chapecoense, disse não a um primeiro convite por ter propostas de outros clubes. Outro nome sondado pela diretoria é Léo Conde, que comandou o Sampaio Corrêa em 2015.
A bola da vez é Enderson Moreira, que foi o técnico do último acesso e campeão da Série B em 2012, além de ter levado o Goiás à semifinal da Copa do Brasil em 2013 e deixado o time na sexta posição da tabela do Campeonato Brasileiro. Depois do Goiás, o treinador passou por Grêmio (2013), Santos (2014/15) e Atlético Paranaense e Fluminense em 2015, onde permaneceu até setembro após a derrota por 4×1 para o Palmeiras.
A chegada do treinador passaria, logicamente, pela troca de comando também no departamento de futebol do clube, já que o atual diretor, Harlei Menezes, foi um dos atletas com quem Enderson Moreira teve relação conturbada na sua passagem pelo Verdão. Até por isso, a negociação para seu retorno ainda não pode ser dada como sacramentada, já que Harlei continua à frente de seu cargo até segunda ordem.
Elenco
Para guardar as redes esmeraldinas, a diretoria deverá retomar as negociações com o capitão Renan que estavam paralisadas devido à indefinição do time na tabela de classificação. O goleiro tem contrato com o time até o final do ano que vem. Para a reserva, é cogitado Douglas, do Bragantino, além de Moreira, que virá do sub-20. Paulo Henrique ou Wallace poderão ser negociados com outra equipe, dependendo do que ficar acertado com Renan. O goleiro Márcio do Atlético Goianiense não foi cogitado.
Nas laterais, a diretoria pretende apresentar mais dois atletas. Com contrato até o fim deste ano, Gimenez não deve permanecer no elenco. Clayton Sales deve ser emprestado, assim como Rafael Forster, ambos têm contrato por mais uma temporada. O clube deverá procurar por outros dois reforços para esta posição, já que Everton será ser reaproveitado no sub-20.
Entre os zagueiros, Alex Alves deverá ser emprestado, enquanto Fred, será procurado pela diretoria ter o seu contrato estendido. O jogador tem propostas do Grêmio, que promete pagar até três vezes mais do que o seu atual salário no esmeraldino, além de ser sondado também pelo Palmeiras. Já Felipe Macedo, com um problema no joelho, poderá passar por uma cirurgia ainda neste ano.
Dos volantes, Ygor, Juliano e Gelson serão dispensados no fim deste ano. O Goiás teve a iniciativa pela manutenção de Rodrigo, mas o jogador não demonstrou interesse em renovar com o clube. David, que tem contrato até o final de 2016, e Patrick, até 2017, irão compor o elenco no ano que vem, e Túlio deverá ser colocado à disposição para empréstimo.
Felipe Menezes, que pertence ao Palmeiras e estava emprestado ao Goiás, será liberado para retornar ao seu ex-clube. Wiliam Kozlowski e Juba, este último indicação do ex-técnico Julinho Camargo para o returno, também não serão mantidos. Arthur deverá permanecer na equipe. Liniker e Murilo não têm futuro definido no esmeraldino.
No ataque, o Verdão espera receber propostas de times internacionais para o artilheiro Erik, que marcou dez dos 39 gols do time na competição. Dessa forma, Bruno Henrique deve permanecer na equipe, e deve ser chamado para conversar sobre um possível reajuste salarial. Jarlan e Danilo poderão ser emprestados. Vão embora Ruan, Wesley, Lucas Coelho e Zé Love, este último marcando apenas três gols em 15 partidas disputadas.
Da base, André Rodrigues destaca que pelo menos quatro atletas deverão ascender à equipe profissional. O goleiro Moreira, o meia Léo Sena, o atacante Edson Júnior e o lateral Jonathan.