O governador Ronaldo Caiado nomeou nesta quinta-feira (28) o secretário estadual da Retomada, César Moura, como secretário interino de Cultura. O ato de nomeação foi publicado no suplemento do Diário Oficial do Estado na noite de hoje. A escolha acontece após exoneração de Adriano Baldy, que assumiu a pasta por um ano, em meio a polêmicas envolvendo Alexandre Baldy.

Em entrevista ao Sagres Online, César Moura afirmou que recebe a missão com entusiasmo. “Agradeço a confiança do governador Ronaldo Caiado. Assumo, temporariamente, a Secretaria de Estado de Cultura. Minha prioridade já nos primeiros dias vai ser resolver questões mais urgentes do setor cultural”, ressaltou.

Entre as demandas está a aplicação de cerca de R$ 49 milhões de recursos da Lei Aldir Blanc que não foram aplicados pelos municípios goianos e que voltarão para a conta do Governo Federal. “Vamos lutar para que este recurso fique no Estado”. Outra meta, segundo César é trabalhar na criação de um novo programa de fomento à Cultura em Goiás.

SECRETÁRIO

Natural de Goiânia, César Augusto Sotkeviciene Moura se graduou em Ciências Econômicas pela Uniana (atual UEG), em 1999. Trabalhou na elaboração de projetos de viabilidade econômica financeira para o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e nos programas Produzir e Fomentar.

Atualmente também é presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás do FCO, e do Conselho Deliberativo do Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq). César também integra o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás.

Foi consultor financeiro do Sebrae por 2 anos, período no qual atendeu pequenos empresários sobre formação de preço, desenho operacional, controle de custos e solicitação de crédito.

Possui especialização nas áreas de Projetos de Viabilidade, Gerenciamento de Projetos, além de formação em Business High Performance; Oradores e Palestrantes e Marketing Digital, todos pela Febracis. Atua há mais de 12 anos com gerenciamento de crise em empresas dos setores de indústria, comércio e serviços.

César está na secretaria de Retomada desde o dia 4 de agosto de 2020.