A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) elaborou um plano de recuperação do aprendizado perdido durante a pandemia. A iniciativa faz parte da nova proposta pedagógica que será implementada nas unidades da rede, a partir dos documentos curriculares da educação infantil, do ensino fundamental e da EJA.

Com todas as mudanças, a Gerente de Educação Infantil da SME, Maria Rita de Paula, disse em entrevista à Sagres nesta terça-feira (26) que os professores das turmas de educação infantil estão passando por formações para atualização pedagógica.

“O propósito é trabalhar e discutir a temática da oralidade, leitura e escrita na educação infantil, pensando num processo de melhor articulação com o ensino fundamental, proporcionando para essas crianças oportunidade de aprendizagem, visando uma mudança de etapa de ensino com mais qualidade, com menos ruptura, com um diálogo mais aberto”, afirmou Maria Rita.

A gestora afirmou que o processo exige que os professores desenvolvam ações que favoreçam as mudanças. Por esse motivo, ela avalia que a ação formativa vai ajudá-los a melhorar a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A Gerente de Educação Infantil da SME, disse que as ações formativas também vão acontecer no ensino fundamental e que as discussões serão voltadas principalmente para a alfabetização.

“A secretaria vem desenvolvendo desde o ano passado avaliações diagnósticas dentro da própria unidade educacional. […]Nessas avaliações são observados esses níveis de aprendizagem e, a partir desses níveis, são desenvolvidas ações com objetivo de recuperar essa aprendizagem, aprofundar e recompor”, avalia.

Maria Rita lembrou que as crianças tiveram prejuízos no aprendizado durante a pandemia. A gerente informou que foram aplicadas avaliações diagnósticas, e que através delas a secretaria tem observado essas dificuldades. A formação dos professores já é um passo para recompor a alfabetização desses estudantes.

“O objetivo da rede é que nos próximos anos, nesse período pós-pandemia, que vamos fazer essa recomposição da aprendizagem e desenvolver a alfabetização, que as crianças concluam esse processo de alfabetização na idade certa, até o segundo ano do ensino fundamental”, finalizou.

Confira a entrevista a partir de 32:17