Após 115 dias de seca, o goianiense voltará a ver chuva na capital. De acordo com o Instituto Clima Tempo a chegada da primavera, que começa na próxima terça-feira (22), às 10h31, pelo horário de Brasília, mudará o clima em Goiânia.

A frente fria que avança sobre o Brasil nesse fim de semana já trouxe pancadas de chuva para algumas regiões de Goiás. Em Jataí, no sul do estado, e Lagoa Santa, na região sudeste, a chuva já chegou neste sábado (20).

Para a região de Goiânia, a previsão é que a água volte a cair a partir de segunda-feira (21). Mas neste domingo (20), já podem ocorrer pancadas chuva isoladas à tarde e à noite. As possibilidades de chuva são ainda maiores entre os dia 22 e 24 de setembro.

Recorde de Calor

No último sábado (19) o goianiense vivenciou o dia mais quente do ano na capital, os termômetros marcaram 38°C. O recorde anterior aconteceu na sexta-feira (18), quando Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,7°C  de temperatura máxima, em pleno inverno.

Fim de tarde na sexta-feira (18), Setor Jaó (Foto: Douglas Monteiro)

A umidade relativa do ar chegou a 11%, tornando Goiânia a capital brasileira mais seca do país, na sexta-feira. A ultima gota de chuva foi registrada entre os dias 26 e 27 de maio, mas foi apenas um chuvisco de 0,2 milímetros.

No total, durante todo o mês de maio, choveu apenas 9,4 milímetros. A última chuva forte em Goiânia, foi no dia 20 de abril, quando choveu 26,8 milímetros.